Quando cita-se um dos melhores jogadores sub-21 do futebol europeu e que é um candidato a ser um grande jogador de futebol no futuro, o nome de Vinícius Júnior que joga pelo Real Madrid da Espanha e está em busca de uma chance na Seleção Brasileira, deve ser levado em conta.
Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior nasceu em 12/07/2000 em São Gonçalo, cidade que se localiza na região metropolitana do Rio de Janeiro. Antes de jogar na Espanha, Vinícius Júnior iniciou a sua carreira futebolística no Clube de Regatas do Flamengo, clube que é popularmente conhecido como Flamengo. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de Vinícius? Quais feitos atingiu até aqui com apenas 20 anos de idade?
Juvenil
Vinícius Júnior deu os seus primeiros passos no futebol no ano de 2006, quando seu pai o levou a uma das escolinhas filiais do Flamengo, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, onde morava. Sua primeira ficha técnica, porém, tinha um detalhe curioso: ele foi inscrito como lateral-esquerdo.
“O pai do Vinicius nos procurou quando ele tinha cinco anos de idade e desde novo ele sempre apresentou um desempenho acima dos meninos da idade. Ele sempre foi um menino calmo e tranquilo, nunca deu problema mas sempre acima da média”. Cacau, professor da Escolinha Fla São Gonçalo.
Posteriormente, Vinícius Júnior foi queimando mais etapas e com isso, passou a treinar no “Ninho do Urubu” e para reduzir a distância para o Ninho, foi morar na Abolição – bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro – com o tio. Passou a receber uma ajuda de custo do Flamengo e um auxílio dos empresários.Em 2007, Vinícius passou a conciliar os treinos na escolinha do Fla em São Gonçalo com aulas de futsal no Canto do Rio, um famoso clube localizado no centro de Niterói, cidade metropolitana do Rio de Janeiro. Jogou por lá até o ano de 2010.
Em 2009, quando Vinícius tinha 9 anos, seus pais o levaram para fazer testes no futsal do Flamengo. O clube viu potencial nele, mas achou o menino ainda muito novo e pediu para ele voltar no ano seguinte. Ele não voltou, já que seu desejo era jogar futebol de campo, e não futsal. E foi assim que, em agosto de 2010, Vinícius passou na peneira de campo e com isso, passou a ser jogador da base do Flamengo.
A Carreira de Vinícius Júnior em Números
Flamengo
Categorias de Base
Vinícius Júnior foi federado pelo Fla aos 10 anos de idade e desde então foi tratado com o status de “futuro craque”, sendo o principal destaque da base desde o time sub-13.
Segundo Eduardo Júnior, o responsável pela aprovação de Vinícius na peneira do Flamengo, o garoto se parecia com um dos jogadores que fez história no clube, o ex-meia Adílio. Posteriormente, Vinícius Júnior foi queimando mais etapas.
Em 2015, Vinícius jogou a Copa Votorantim, torneio que se equivale ao campeonato nacional da categoria sub-15. Vale destacar que Vinícius Júnior fez um dos gols da vitória por 2-0 sobre o Corinthians na final e na final do torneio, com um gol de Joarley, o “Rubro-negro” carioca venceu o Grêmio na final e se sagrou campeão.
Em entrevista ao Yahoo Esportes, Fábio Barrozo, ex-gerente das categorias de base do Corinthians, revelou que em 2013, o Timão tentou tirar Vinícius Júnior da Gávea, mas não obteve sucesso nas negociações. Mesmo assim, dois anos depois, após uma exibição de gala contra o próprio Corinthians, o Alvinegro tentou contratá-lo novamente, fazendo uma oferta muito boa, completamente fora da realidade para um menino de sua idade, mas mais uma vez não obteve sucesso.
Em 2016, Vinícius ajudou o Flamengo a sagrar-se campeão do Campeonato Carioca Sub-17.
No ano seguinte (2017), o grande teste para o garoto de 17 anos antes de ser integrado no time principal do Flamengo, jogar a Copinha (Copa São Paulo de Futebol Juniores) e mesmo tendo 3 anos a menos da idade máxima permitida, foi um dos destaques do Flamengo nessa competição. Logo na estreia do Rubro-Negro, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou 2 gols na goleada por 5-0 diante do Central de Caruaru. Foi o herói da classificação Rubro-Negra para às quartas de final da Copinha marcando de peito o gol da vitória por 2-1 diante do Cruzeiro no final do jogo.
As atuações de Vinícius Júnior pelas categorias de base do Flamengo e pela Seleção Sub-17 do Brasil geraram grande interesse do clubes europeus em seu futebol e com isso, alguns jornais europeus, como Sport, Confidencial e o Diário AS publicaram algumas matérias falando sobre Vinícius Júnior, chamando-o de “novo Neymar do futebol brasileiro”.
Para se cercar do assédio dos clubes europeus, o Rubro-Negro firmou o primeiro contrato profissional assim que o jogador completou 16 anos (que é a idade mínima que a legislação permite que um atleta assine um contrato profissional), com uma multa estipulada em 30 milhões de euros (cerca de 180 milhões de reais), com o Flamengo ficando com 90% dos direitos econômicos e 10% pertencendo ao atleta. Vinícius teve seu contrato registrado na CBF – Confederação Brasileira de Futebol – em 1º de agosto de 2016. A partir deste contrato, o Flamengo iniciou um consistente plano de carreira para a promessa.
As atuações de Vinícius Júnior nos times de base do Flamengo e principalmente no Sul-Americano Sub-17 de 2017, despertaram o interesse de grandes clubes europeus, dentre estes, Real Madrid e Barcelona, ambos da Espanha.
2017
Após as boas atuações na Copinha, Vinícius foi chamado para fazer parte dos treinos do time profissional do Flamengo. Ao dar mais esse passo, a estreia do garoto de 16 anos como profissional era só uma questão de tempo. A ideia era que o jovem jogador tivesse um contato mais próximo com os profissionais e assim pudesse se desenvolver de forma mais qualificada.
No dia 7 de maio de 2017, após a conquista do Campeonato Carioca, Zé Ricardo – técnico do Fla naquela época – confirmou a incorporação de Vinícius Júnior ao time profissional do Flamengo para a disputa do Brasileirão (Campeonato Brasileiro) daquele ano. Dois dias depois (09/05/2017), com apenas 16 anos, Vinicius Jr. já participava pela primeira vez de uma atividade como profissional do Flamengo, e constava no site oficial do clube como “o novo camisa 20 da equipe“.
Em 13/05/2017, na estreia do Flamengo nessa edição do Brasileirão, Zé Ricardo promoveu a estreia do garoto de apenas 16 anos e 10 meses de idade quando o colocou em campo aos 37 minutos da segunda etapa no lugar de Orlando Berrío. No primeiro jogo de Vinícius como profissional, o Rubro-Negro carioca e o Atlético-MG empataram em 1-1 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Dois dias após sua estreia como profissional – 15/05/2017 -, o Flamengo renovou mais uma vez o contrato de Vinicius Junior, que recebeu um expressivo aumento salarial e viu sua multa rescisória subir de 30 milhões de euros para 45 milhões de euros (cerca de 270,5 milhões de reais). Conforme noticiado pela imprensa, esta renovação fazia parte do processo de venda de Vinícius para o Real Madrid da Espanha, que estava na iminência de ser concretizada, e foi selada durante uma reunião realizada na Gávea. Este novo contrato estendia o vínculo do atleta com o Flamengo até o ano de 2022 – o anterior ia até 2019.
Em 21/05/2017, em jogo da 3ª rodada do Brasileirão, Vinícius Júnior entrou novamente nos minutos finais da vitória do Flamengo por 2-0 sobre o Atlético-GO. Mesmo assim, deu tempo para fazer uma jogada que levantou a torcida. Ele deu uma meia-lua em um zagueiro e cruzou para trás, mas outro defensor do time goiano se antecipou e fez o corte.
Logo após sua segunda partida como profissional pelo Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid por 45 milhões de Euros. No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade.
O valor de venda de Vinícius Júnior representava a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro, (atrás apenas da venda de Neymar), o maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação (Neymar custou 86 milhões de euros ao Barcelona, mas o Santos ficou com apenas 17 milhões de euros), e ainda o maior valor já pago por um jogador com menos de 19 anos. Descontados impostos e comissões, o Flamengo ficaria com aproximadamente 100 milhões de reais. Deste montante, o rubro-negro receberia dois terços (cerca de 66 milhões de reais) naquele instante. O restante seria parcelado até o atacante se apresentar ao clube na Espanha.
Em 11/06/2017, em jogo da 6ª rodada do Brasileirão, o garoto de 16 anos foi escalado como titular pela primeira vez contra o Avaí, ao qual as duas equipes empataram em 1-1 em Florianópolis. Apesar de ter estreado entre os titulares, Vinícius não jogou os 90 minutos deste jogo. Quatro dias depois, na rodada seguinte do Campeonato Brasileiro, o camisa 20 foi escalado entre os titulares mais uma vez e foi um dos destaques da vitória por 2-0 sobre a Ponte Preta ao prover assistência para o gol de Leandro Damião.
Após o revés por 2-0 ante o Vitória no Rio de Janeiro em 06/08/2017, Zé Ricardo não resistiu a pressão e foi demitido e enquanto o clube procurava por outro técnico, Jayme de Almeida comandou o time por algumas rodadas.
Em 10/08/2017, no segundo confronto da fase de 16 avos da Copa Sul-Americana, o garoto de 17 anos entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo no lugar de Éverton e no primeiro toque na bola, marcou seu primeiro gol como profissional. Quanto ao resultado do jogo, o Flamengo venceu o Palestino do Chile por 5-0 no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. Três dias após a goleada sobre o Palestino, o colombiano Reinaldo Rueda foi anunciado como novo treinador do clube carioca.
Em 20/08/2017, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, Rueda escalou Vinícius Júnior entre os titulares e o garoto não decepcionou e fez os gols do triunfo por 2-0 sobre o Atlético-GO no estádio Luso Brasileiro.
Em 09/11/2017, em jogo da 33ª rodada do Brasileirão, o camisa 20 do Rubro Negro carioca entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Lucas Paquetá e 13 minutos depois, fez o gol que definiu o resultado do jogo, triunfo do Flamengo por 2-0 sobre o Cruzeiro.
Em suma, na sua 1ª temporada como profissional, Vinícius Júnior disputou 36 partidas, fez 4 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Flamengo, foi vice-campeão da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e do Campeonato Carioca e terminou em 6º lugar no Campeonato Brasileiro.
- Números de Vinícius Júnior na sua 1ª Temporada no Flamengo
Pd | Gm | A | CA | CV | Mj no ano de 2017 |
43 | *7 | 1 | 4 | 0 | 1548 |
Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados
* 7 gols dos quais 3 foram pelo Brasileirão, 3 pela Copa São Paulo e 1 pela Copa Sul-Americana
2018
- Números de Vinícius Júnior na sua 2ª e última Temporada no Flamengo
Pd | Gm | A | CA | CV | Mj no ano de 2018 |
32 | *10 | 3 | 5 | 1 | 2266 |
* 10 gols dos quais 4 foram pelo Brasileirão, 4 pelo Campeonato Carioca e 2 pela Copa Libertadores da América
Títulos que conquistou no Flamengo
|
- O vídeo abaixo mostra todos os gols de Vinícius Júnior com a camisa do Flamengo
- Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 1 ano atrás por Boleiragem Gols
Real Madrid
2018-19
- Números de Vinícius Júnior na sua 1ª Temporada no Real Madrid
Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2018-19 |
36 | *7 | 13 | 5 | 1 | 2170 |
* 7 gols dos quais 4 foram pela 2ª B, 2 pela Copa do Rei e 1 pela La Liga
2019-20
- Números de Vinícius Júnior na sua 2ª e atual Temporada no Real Madrid
Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2019-20 |
36 | *5 | 4 | 6 | 0 | **1699 |
* 5 gols dos quais 3 foram pela La Liga, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa do Rei
** a temporada 2019-20 está em andamento
Títulos que conquistou no Real Madrid
|
- O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de Vinícius Júnior com a camisa do Real Madrid
- Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de março de 2019 por FOOTZ HD
Números de Vinícius Júnior na Seleção Brasileira
Brasil
Seleções de Base
Seleção Principal
TOTAL
Pd | Gm | A | CA | CV | Mj |
1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 16 |
Prêmios individuais
- Equipe Ideal do Sul-Americano Sub-17 de 2017
- Melhor Jogador do Sul-Americano Sub-17 de 2017
- Jogador do Mês do Real Madrid: Fevereiro de 2019, Fevereiro de 2020
- 50 jovens promessas do futebol mundial de 2019
Artilharias
Artilheiro do Sul-Americano Sub-17: 2017: (7 gols)
Recordes
- Maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação (45€ milhões)
- Transferência mais cara da história do futebol entre futebolistas com menos de 19 anos de idade
- Jogador mais jovem do Flamengo a marcar um gol na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
- Jogador Brasileiro mais jovem a marcar dois gols em um mesmo jogo na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
- Jogador mais jovem a completar 50 Jogos pelo Flamengo (17 anos, 8 meses e 10 dias)
Considerações Finais
O post A Carreira de Vinícius Júnior em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.
from Futebol Stats https://ift.tt/2ZkSBBl
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário