A Carreira de Alexandre Lacazette em Números - Portal Tech Info

Portal Tech Info

Tudo sobre o mundo tecnológico você encontra aqui, além de dicas de jogos, tutoriais, gameplays,cinema e notícias sobre o mundo mobile e da informática.

Instagram

test banner

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 28 de maio de 2020

A Carreira de Alexandre Lacazette em Números

Quando cita-se um dos melhores atacantes do futebol inglês da atualidade, o nome de Alexandre Lacazette que atua pelo Arsenal – equipe da Inglaterra – e que também busca uma sequência na seleção da França, deve ser levado em conta.

Alexandre Lacazette nasceu em 28/05/1991 em Lyon, na França. Antes de jogar pelo Arsenal, Lacazette deu os seus primeiros passos no futebol no ELCS Lyon, time amador de sua cidade natal, onde jogou até o ano de 2003. Posteriormente, passou a atuar pelas categorias de base do Olympique Lyonnais – Lyon – e após 7 anos, fez a sua estreia no profissional. Porém, o que mais se sabe sobre Lacazette? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Nascido em Lyon e de uma família de origem de Guadalupe, um país que se localiza no Caribe. Ele é o filho mais novo dos 4 irmãos e convém lembrar que um dos seus irmãos – Benoît, jogou na segunda divisão do futebol suíço e além disso, jogou na quarta divisão do futebol francês e posteriormente, quando parou de jogar futebol, se tornou o técnico da equipe de futsal da cidade: o Lyon Footzik Futsal. Além de Benoît, Romuald – um dos primos de Lacazette -, também é um jogador de futebol profissional sendo que ele atua como meio-campo.

Á esquerda, Lacazette aos 7 anos de idade e à direita, Lacazette celebrando um dos gols que marcou pelo Arsenal

Lacazette deu os seus primeiros passos no futebol aos 7 anos de idade no ECLS Lyon e assim sendo, ele jogou nesse clube local de 1998 até o ano de 2003 quando ele ingressou nas categorias de base do Olympique Lyonnais, clube que é popularmente conhecido como Lyon.

 

A Carreira de Alexandre Lacazette em Números

 

Lyon

Categorias de Base

Ao chegar ao clube – em 2003 -, Lacazette começou a treinar no Centro Tola Vologe (centro de treinamento do Lyon). Após um período de treinos, Alexandre Lacazette passou a ser comparado por muitos treinadores do clubes por um ex-atacante (Sonny Anderson).

Na temporada 2007-08, Lacazette jogou na equipe sub-18 do Lyon que terminou em terceiro lugar no Championnat National des moins de 18 ans (campeonato amador para jogadores com 18 anos ou menos). Na temporada seguinte – 2008-09 -, ele começou a jogar as partidas do Championnat de France e nesse campeonato, Lacazette fez 5 gols em 19 jogos. Na temporada 2009-10, ele se consolidou na equipe b do Lyon ao marcar 12 gols em 22 jogos do Championnat de France e com isso, ele despertou a atenção do técnico da equipe principal do Lyon, Claude Puel.

2009-10

Durante a segunda metade da temporada 2009-10 da Ligue 1 (do Campeonato Francês), o técnico Claude Puel pediu para Lacazette treinar com a equipe principal do Lyon e assim sendo, ele apareceu no banco de reservas da equipe em 3 de abril de 2010 em jogo válido pela 31ª rodada da Ligue 1, ao qual o Olympique Lyonnais venceu o Rennes por 2-1.

Posteriormente, em 02/05/2010, Lacazette voltou a aparecer no banco em mais uma partida do Campeonato Francês, a qual o Lyon venceu o Montpellier por 1-0 e por fim, três dias após a vitória sobre o Montpellier – em 05/05/2010 -, em partida válida pela 36ª rodada da Ligue 1 no Stade de Gerland – estádio do Lyon -, aos 33 minutos da segunda etapa, Lacazette fez a sua estreia como profissional ao substituir Bafétimbi Gomis. Quanto ao jogo, vitória do Lyon por 2-1 diante do Auxerre.

Em 03/07/2010, Lacazette assinou o seu primeiro contrato profissional com o Lyon no qual ele estendia o seu vínculo com o clube por mais 3 anos. Devido a ainda ter mais um ano em seu contrato na equipe aspirante (Lyon B), o seu novo contrato iniciaria em 01/07/2011.

  • Números de Lacazette na sua 1ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
1 0 0 0 0 12

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2010-11

Depois de se destacar no Campeonato Europeu Sub-19 com a camisa da seleção da França, o jogador do Lyon despertou o interesse da Roma da Itália e não parou por aí, ele também recebeu elogios da mídia. Além disso, o jovem centroavante de 19 anos passou a treinar em tempo integral com a equipe principal do Lyon.

Em 24 de outubro de 2010, em jogo da 10ª rodada da Ligue 1, aos 12 minutos do segundo tempo, Lacazette fez a sua estreia pela equipe profissional nessa temporada ao entrar no lugar de Aly Cissokho. Quanto ao jogo, o “Les Gones” – Lyon – e o Arles empataram em 1-1. Na rodada seguinte do Campeonato Francês – em 30/10/2010 -, o jovem de 19 anos entrou no lugar de Michel Bastos aos 42 minutos do primeiro tempo e aos 24 minutos da segunda etapa, marcou o seu primeiro gol como profissional e com isso, o Lyon venceu o Sochaux por 2-1.

Em 02/11/2010, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Lacazette saiu do banco aos 26 minutos do segundo tempo para entrar no lugar do ponta direita Jérémy Pied e 3 minutos depois, deu o passe para o gol de Yoann Gourcuff e no mesmo jogo, proveu mais uma assistência – para o gol de Gomis -, mas mesmo tendo uma grande atuação de Lacazette, o Lyon perdeu essa partida para o Benfica de Portugal por 4-3.

Lacazette celebrando o gol que marcou no empate em 2-2 com o Hapoel Tel Aviv

Em 07/12/2010, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o jovem centroavante de 19 anos entrou no lugar do meia Miralem Pjanić aos 23 minutos da segunda etapa e nos últimos minutos de jogo, evitou a derrota dos “Les Gones” ao marcar o segundo tento da equipe na partida; Lyon e Hapoel Tel Aviv de Israel empataram em 2-2 em pleno Stade de Gerland.

Mesmo tendo mais minutos em campo nessa temporada, Lacazette ainda não era o titular da equipe, porém com os 2 gols marcados na equipe principal e com boas atuações na seleção sub-19 da França, era apenas questão de tempo para o jovem centroavante se firmar no Lyon que terminou em terceiro no Campeonato Francês, chegou até as oitavas-de-finais da Liga dos Campeões, foi eliminado na fase de 16 avos da Copa da França e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 2ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
11 *2 2 0 0 185

* 2 gols dos quais 1 foi pela UEFA Champions League e o outro pela Ligue 1

2011-12

Após a disputa da Copa do Mundo FIFA sub-20 na Colômbia, na qual a seleção francesa chegou até as semifinais da competição e além disso, assim como Henrique Almeida da seleção brasileira e de Álvaro Vázquez da seleção espanhola, Lacazette foi o artilheiro do torneio com 5 gols e com mais uma boa passagem pelas seleções de base da França, Lacazette regressava ao Lyon disputando o posto de terceiro atacante do time com Jimmy Briand.

Com a saída de Claude Puel do comando da equipe ao final da temporada anterior, quem assume o comando do Lyon é Rémi Garde. Apesar das atuações de Lacazette nas seleções de base da França, ele ainda não havia se firmado na equipe titular do Olympique Lyonnais, mas com as lesões de alguns jogadores titulares da equipe ainda no início dessa temporada, em 24 de setembro de 2011, em jogo da 8ª rodada da Ligue 1 diante do Bordeaux, pela primeira vez desde que se tornou jogador profissional, Lacazette iniciou uma partida entre os titulares e assim sendo, o Lyon venceu o Bordeaux por 3-1.

Em 06/11/2011, em jogo da 13ª rodada da Ligue 1, o jovem centroavante de 20 anos marcou o único tento do Lyon na partida, porém os “Les Gones” foram derrotados pelo Sochaux pelo placar de 2-1.

Em 07/12/2011, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lacazette iniciou esse jogo entre os titulares e deu o passe para o gol de Lisandro López na goleada por 7-1 sobre o Dinamo Zagreb da Croácia em pleno Maksimir (estádio do Dinamo Zagreb). Quatro dias depois, desta vez em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Francês, o centroavante de 20 anos marcou o único tento da vitória do Lyon sobre o Lorient.

Em 31 de janeiro de 2012, em confronto válido pela semifinal da Copa da Liga Francesa, além de iniciar a partida entre os titulares, pela primeira vez na sua carreira, Lacazette marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na vitória por 4-2 sobre o Lorient na prorrogação e com este resultado, o Lyon avançou para a final desse torneio. Posteriormente, o Olympique Lyonnais foi derrotado na final por 1-0 na prorrogação pelo Olympique de Marselha.

Em 08/02/2012, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa da França, o jovem centroavante de 20 anos, marcou o gol do empate com o Bordeaux no tempo regulamentar e por conseguinte, o Lyon venceu essa partida por 3-1 na prorrogação e com isso, obteve a vaga para as quartas-de-final dessa competição.

Em 14/02/2012, no primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, Lacazette marcou o único tento do Lyon na vitória sobre o APOEL Nicosia do Chipre, porém no segundo confronto contra a equipe cipriota fora de casa, derrota por 1-0 no tempo regulamentar e este placar persistiu na prorrogação e com isso, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis e a equipe cipriota levou a melhor e venceu a disputa por pênaltis por 4-3.

Em 28/04/2012, em partida válida pela final da Copa da França, o centroavante de 20 anos foi decisivo ao dar o passe para Lisandro López marcar o gol da vitória e do título do Lyon diante do Quevilly-Rouen. Convém lembrar que este foi o primeiro título de Lacazette como jogador profissional.

Em 10/05/2012, em jogo adiado da 34ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Évian.

Em suma, na sua terceira temporada na equipe principal dos “Les Gones”, Alexandre Lacazette disputou 43 jogos, fez 10 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao Lyon, foi campeão da Copa da França, vice-campeão da Copa da Liga Francesa, chegou até as oitavas de final da Liga dos Campeões e terminou o Campeonato Francês em 4º lugar.

  • Números de Lacazette na sua 3ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
43 *10 6 8 0 2206

* 10 gols dos quais 5 foram pela League 1, 2 pela Copa da França, 2 pela Copa da Liga Francesa e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

Com a saída do meia Ederson do Lyon, a camisa de número 10 ficou vaga e com isso, Lacazette passou a ser o novo camisa 10 dos “Les Gones”.

Em 28 de julho de 2012, no primeiro jogo do Olympique Lyonnais na temporada 2012-13, Lacazette foi decisivo na conquista do título na Supercopa da França ao dar o passe para Jimmy Briand empatar a partida no tempo regulamentar – empate em 2-2 – e com a persistência do empate na prorrogação, o Lyon e o Montpellier tiveram de decidir o título nos pênaltis e nas penalidades, o Lyon levou a melhor e venceu por 4-2.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2012-13 em 11/08/2012, o novo camisa 10 iniciou a partida entre os titulares e assim sendo, o Olympique Lyonnais venceu o Rennes por 1-0 em pleno Roazhon Park (estádio do Rennes).

Em 04/11/2012, em jogo da 11ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o Bastia. Quatro dias depois, mas desta vez em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o centroavante de 21 anos marcou o seu segundo tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Athletic Bilbao da Espanha em pleno San Mamés (estádio da equipe espanhola).

Em 3 de fevereiro de 2013, em partida válida pela 23ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 10 do Lyon marcou o único gol da equipe no jogo, porém mesmo assim os “Les Gones” foram derrotados pelo Ajaccio pelo placar de 3-1. Duas semanas depois, em mais uma partida válida pela Ligue 1, Lacazette marcou o seu quarto e último tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Bordeaux em pleno Matmut Atlantique (estádio do Bordeaux) e além do gol marcado nesse jogo, deu o passe para o meia Gueïda Fofana marcar o gol dele nessa partida.

Em suma, na sua quarta temporada como jogador da equipe principal do Lyon, Alexandre Lacazette disputou 37 partidas, fez 4 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Olympique Lyonnais, foi o campeão da Supercopa da França de 2012, terminou o Campeonato Francês em 3º lugar, chegou até a fase de 16 avos da UEFA Europa League, chegou até as oitavas de final da Copa da Liga Francesa e foi eliminado na 2ª fase da Copa da França.

  • Números de Lacazette na sua 4ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
37 *4 10 2 0 2756

* 4 gols dos quais 3 foram pela Ligue 1 e 1 pela UEFA Europa League

2013-14

Com a 3ª colocação na Ligue 1 2012-13, o Lyon teve de disputar as fases pré-eliminatórias da UEFA Champions League e com um placar agregado de 2-0 – vitória por 1-0 nos 2 confrontos -, eliminou o Grasshoppers da Suíça. No entanto, o Lyon ainda tinha de jogar contra mais uma equipe antes de obter a vaga para a fase de grupos do maior torneio europeu, mas após duas derrotas por 2-0 para a Real Sociedad da Espanha, os “Les Gones” estavam eliminados da UEFA Champions League 2013-14.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2013-14 em 10 de agosto de 2013, goleada por 4-0 sobre o Nice no Stade de Gerland com uma grande atuação de Lacazette que fez 2 dos 4 tentos da equipe nessa partida. Na rodada seguinte do Campeonato Francês, o camisa 10 voltou a ser um dos destaques do time ao marcar um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Sochaux. Convém lembrar que o técnico Rémi Garde mudou a posição de Lacazette, pois antes ele atuava na ponta direita e o treinador passou a escalá-lo como centroavante de ofício e o resultado foi este, 3 gols nas primeiras 6 partidas do Olympique Lyonnais na temporada 2013-14.

Em 25/09/2013, em jogo da 7ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 deu o passe para o gol de Steed Malbranque, porém o Lyon perdeu para o Ajaccio por 2-1 e o outro fato negativo fica por conta da expulsão de Lacazette no último minuto de jogo; esta foi a primeira vez que o camisa 10 do Lyon foi expulso de uma partida.

Na sua primeira partida após a suspensão devido ao cartão vermelho na derrota por 2-1 diante do Ajaccio, Lacazette marcou o único tento do Olympique Lyonnais na goleada sofrida por 5-1 diante do Montpellier.

Em 05/12/2013, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou o único gol da equipe no empate em 1-1 com o Toulouse. Nas duas rodadas seguintes do Campeonato, Lacazette marcou 2 tentos; no triunfo por 3-1 sobre o Bastia fora de casa e no empate em 2-2 com o Olympique de Marselha respectivamente. Esta foi a primeira vez na sua carreira que Alexandre Lacazette faz gols em 3 jogos seguidos.

Em 5 de janeiro de 2014, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, o centroavante de 22 anos marcou o seu segundo doblete nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Suze-sur-Sarthe. Posteriormente, o Lyon foi eliminado desse torneio nas oitavas-de-finais ao perder por 2-1 para o Lens na prorrogação.

Em 26/01/2014, em jogo da 22ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou o seu último doblete nessa temporada no triunfo por 3-0 sobre o Évian.

Em 19/04/2014, em partida válida pela final da Copa da Liga Francesa, o camisa 10 marcou o único tento do Lyon no jogo, mas isso não foi o suficiente, pois o Paris Saint-Germain levou a melhor e venceu essa partida por 2-1 e se sagrou campeão da Copa da Liga Francesa 2013-14.

Em 27/04/2014, em jogo da 35ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Bastia no Stade de Gerland.

Ao término da temporada, Alexandre Lacazette disputou 54 partidas, fez 22 gols e proveu 8 assistências e com isso, foi o 7º maior goleador da Ligue 1 2013-14. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 5º lugar, foi vice-campeão da Copa da Liga Francesa, chegou até as oitavas de final da Copa da França e chegou até as quartas de final da UEFA Europa League sendo eliminado pela Juventus da Itália.

  • Números de Lacazette na sua 5ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
54 *22 8 8 2 4409

* 22 gols dos quais 15 foram pela Ligue 1, 3 pela Copa da Liga Francesa, 2 pela UEFA Europa League e 2 pela Copa da França

2014-15

Com a saída de Rémi Garde do comando do Lyon após o fim da temporada 2013-14, quem assume o comando do time é Hubert Fournier e assim sendo, em 7 de agosto de 2014, no segundo confronto da primeira fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Mladá Boleslav da República Checa. Três dias depois, o Lyon estreou com um triunfo por 2-0 sobre o Rennes na Ligue 1 2014-15 e um dos 2 gols dos “Les Gones” nessa partida, foi marcado pelo camisa 10.

Em setembro, o centroavante de 23 anos assinou um novo contrato com o Olympique Lyonnais no qual ele estendia o seu vínculo com o clube até o ano de 2018.

Em 05/10/2014, em jogo da 9ª rodada da Ligue 1, pela primeira vez na carreira, Lacazette marcou um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – e com isso, o Olympique Lyonnais venceu o Lille por 3-0. Na rodada seguinte, o camisa 10 marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Montpellier e além do gol marcado nessa partida, deu passes para os gols de Nabil Fekir e de Steed Malbranque respectivamente.

Em 01/11/2014, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Francês, o centroavante de 23 anos marcou o seu primeiro doblete da temporada na vitória por 3-1 sobre o Nice em plena Allianz Riviera (estádio do Nice). Na rodada seguinte do campeonato, Lacazette marcou um dos gols do triunfo por 3-0 sobre o Guingamp e com isso, se isolou na artilharia da Ligue 1 2014-15 naquele momento.

Em 07/12/2014, em jogo da 17ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou o seu segundo doblete da temporada na vitória por 3-2 sobre o Évian e além dos 2 gols marcados, proveu a assistência para o gol de Yassine Benzia. Nos 8 jogos seguintes do Lyon na temporada, Lacazette marcou 11 gols; fez 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Caen, fez 1 gol no empate em 1-1 com o Monaco na Copa da Liga Francesa – vitória do Monaco nos pênaltis por 5-4 -, marcou 2 gols e proveu uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Bordeaux, fez 1 gol na triunfo por 3-2 sobre o Lens na Copa da França, fez 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Toulouse, fez 1 gols em mais uma vitória sobre o Lens – vitória por 2-0 na Ligue 1 -, fez 1 gol na derrota por 3-2 diante do Nantes na Copa da França e por fim, fez 1 gol no triunfo por 2-0 sobre o Metz.

Ao término da primeira metade da temporada, o Olympique Lyonnais se encontrava na 2ª colocação do Campeonato Francês, ficando atrás apenas do Olympique de Marselha, mas à frente do atual campeão, o PSG. Após os 4 dobletes consecutivos na Ligue 1, o camisa 10 do Lyon se tornou o segundo maior goleador da Europa, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo do Real Madrid.

Na vitória por 2-0 sobre o Metz em 25 de janeiro de 2015 em partida válida pela 22ª rodada da Ligue 1, pouco tempo depois de marcar o seu 25º tento nessa temporada, Lacazette sofreu uma lesão na coxa e com isso, teve de deixar o campo mais cedo e em decorrência desta lesão, não pôde jogar as 3 rodadas seguintes do Campeonato Francês. Com essas atuações, o brasileiro e ex-jogador do Lyon – Sonny Anderson – disse que Lacazette “já estava no círculo dos grandes jogadores da história do Olympique Lyonnais”.

Em 08/03/2015, em jogo da 28ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon marcou o seu último doblete da temporada na goleada por 5-1 sobre o Montpellier em pleno Stade de la Mosson (estádio do Montpellier).

Em 04/04/2015, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Guingamp e além do gol marcado, deu o passe para Nabil Fekir marcar o gol dele nesse jogo e com isso, igualou um recorde que pertencia a Bernard Lacombe; 24 gols em uma única edição da Ligue 1. Na rodada seguinte do campeonato em 15/04/2015, marcou o primeiro gol do Lyon no triunfo por 2-0 sobre o Bastia – o seu 25º tento na Ligue 1 2014-15 – e com isso, mais um recorde; desta vez igualou um recorde que pertencia a André Guy.

Em 26/04/2015, em jogo da 34ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon marcou o seu 26º tento na Ligue 1 2014-15 na vitória por 4-2 sobre o Reims e com isso, Lacazette se tornou o maior artilheiro do Lyon em uma única edição do Campeonato Francês. Na rodada seguinte, ele marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Évian. Como consequência, ao término dessa temporada, Alexandre Lacazette foi o artilheiro da Ligue 1 2014-15 e não parou por aí, além de artilheiro, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês da temporada 2014-15 e além disso, o Lyon terminou o campeonato em 2º lugar, ficando atrás apenas do Paris Saint-Germain e como resultado, os “Les Gones” obtiveram a vaga para a fase de grupos da UEFA Champions League 2015-16.

  • Números de Lacazette na sua 6ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
40 *31 8 7 0 3468

* 31 gols dos quais 27 foram pela Ligue 1, 2 pela Copa da França, 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Francesa

2015-16

Em 8 de agosto de 2015, Lacazette prorrogou o seu contrato com o Olympique Lyonnais por mais um ano e assim sendo, ele estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2019.

Em 20/09/2015, em jogo da 6ª rodada da Ligue 1, Lacazette converteu uma cobrança de pênalti aos 25 minutos do primeiro tempo e marcou o único tento do Lyon na partida; empate em 1-1 com o Olympique de Marselha. Este foi o primeiro gol do camisa 10 na temporada 2015-16.

Em 08/11/2015, em jogo da 13ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou um hat-trick e assim sendo, o Lyon levou a melhor no “Derby du Rhône” – clássico entre Lyon e Saint-Étienne – e venceu a partida por 3-0. No entanto, mesmo após os 3 tentos marcados nesse clássico, muitas dúvidas foram expressas sobre a forma do atacante, significativamente menos eficaz do que a temporada anterior.

Em 9 de janeiro de 2016, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 entrou para a história ao marcar o primeiro gol do Lyon no triunfo por 4-1 sobre o Troyes no Parc Olympique Lyonnais, em outras palavras, Lacazette marcou o primeiro gol da equipe no novo estádio do clube.

Em 03/02/2016, em jogo da 24ª rodada da Ligue 1, o centroavante do Lyon marcou o seu primeiro doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Bordeaux.

Em 06/03/2016, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou o seu segundo doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Guingamp. Nas 3 rodadas seguintes do campeonato, Lacazette marcou 4 gols; fez 1 gol no empate em 2-2 com o Rennes, fez 1 gol na vitória por 2-0 sobre o Nantes e por fim, fez 2 gols na vitória por 3-1 sobre o Lorient.

Em 07/05/2016, em jogo da penúltima rodada (37ª rodada) da Ligue 1, Lacazette marcou o seu segundo e último hat-trick nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Monaco.

Em suma, na sua 7ª temporada no Lyon, Alexandre Lacazette disputou 44 partidas, fez 23 gols e proveu 4 assistências. Com 21 tentos marcados nessa edição da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon foi o vice-artilheiro do campeonato, ficando atrás apenas de Zlatan Ibrahimović do PSG que marcou 38 gols. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 2º lugar, ficando atrás apenas do Paris Saint-Germain novamente, foi o vice-campeão da Supercopa da França, terminou em último lugar no grupo H da Liga dos Campeões, foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa da França e chegou até as quartas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 7ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
44 *23 4 5 0 3743

* 23 gols dos quais 21 foram pela Ligue 1 e 2 pela UEFA Champions League

2016-17

Com a saída de Hubert Fournier do comando do Lyon no final da temporada anterior, quem assume o comando da equipe é Bruno Génésio, porém a estreia do novo treinador sob o comando do Olympique Lyonnais foi para se esquecer; derrota por 4-1 para o Paris Saint-Germain na decisão da Supercopa da França de 2016.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2016-17 em 14 de agosto de 2016, Lacazette iniciou a temporada com um hat-trick no triunfo sobre o Nancy; vitória do Lyon por 3-0 sobre o Nancy. Na duas rodadas seguintes da Ligue 1, o camisa 10 marcou 3 gols sendo que 2 desses tentos ele marcou na vitória por 2-0 sobre o Caen e marcou mais 1 tento na derrota por 4-2 diante do Dijon na 3ª rodada do Campeonato Francês, mas devido a uma lesão no joelho nessa última partida, ele teve de deixar o campo após o fim do primeiro tempo.

A ausência de Lacazette nos gramados não durou muito tempo, porém essa lesão o impediu de jogar o amistoso contra a Itália e também a primeira rodada das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 diante da seleção de Belarus e em 10/09/2016 em jogo da 4ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 dos “Les Gones” tentou antecipar o seu retorno aos gramados e conseguiu ficar em campo até os 43 minutos da segunda etapa, no entanto ele se lesionou novamente e em decorrência disso, ficou de fora dos gramados por 30 dias. Quanto ao jogo, o Lyon perdeu para o Bordeaux por 3-1 em pleno Parc Olympique Lyonnais.

No seu retorno aos gramados em 14/10/2016 em partida válida pela 9ª rodada da Ligue 1, Lacazette jogou os últimos 26 minutos do jogo contra o Nice na Allianz Riviera, ao qual o Olympique Lyonnais perdeu por 2-0.

Em 29/10/2016, em jogo da 11ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou os gols da vitória dos “Les Gones” por 2-1 sobre o Toulouse e além disso, ao fazer os gols da sua equipe nessa partida, Lacazette chegou ao seu 100º e 101º gol com a camisa do Lyon e como consequência, ultrapassou o brasileiro Juninho Pernambucano e se tornou o 4º maior artilheiro da história do clube. Autor de 15 gols em 14 partidas da Ligue 1 no primeiro turno, Lacazette alcançou o total de 28 gols no campeonato durante um único ano, fazendo dele o maior artilheiro francês das 5 principais ligas em 2016, e tornando-se o primeiro jogador francês desde Jean-Pierre Papin em 1991 – ano em que ganhou a bola de ouro – a alcançar essa marca.

Em 14/12/2016, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Francesa, o centroavante do Lyon marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Guingamp no tempo regulamentar e este resultado persistiu na prorrogação e com isso, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis e nas penalidades, o Guingamp levou a melhor e venceu por 4-3.

Quatro dias após a eliminação na Copa da Liga Francesa, o Lyon voltou a campo e jogou contra o Monaco e com um tento de Lacazette venceu a equipe monegasca por 3-1 em pleno Stade Louis II (estádio do Monaco). Nos 5 jogos seguintes do Lyon na temporada 2016-17, o camisa 10 dos “Les Gones” marcou 7 gols; fez 1 e proveu uma assistência na vitória por 2-0 sobre o Angers, fez 1 gol e proveu uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Montpellier na Copa da França, fez os 2 gols do Lyon na derrota por 3-2 diante do Caen, fez 2 gols no triunfo por 3-1 sobre o Olympique de Marselha e por fim, fez o único gol do Lyon na derrota por 2-1 perante o Lille.

Em 11 de fevereiro de 2017, em jogo da 25ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou o único tento da sua equipe na derrota por 2-1 diante do Guingamp e com o gol marcado nessa partida, ele chegou ao seu 20º gol na Ligue 1 2016-17 e por ter chegado a essa marca pela terceira temporada consecutiva, se tornou o primeiro francês desde Jean-Pierre Papin na temporada 1992-93 e o primeiro jogador desde o português Pauleta a conseguir este feito, algo que, por exemplo, Zlatan Ibrahimović ainda não conseguiu alcançar. Cinco dias após esse jogo, Lacazette marcou o seu quinto doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o AZ Alkmaar da Holanda no primeiro confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League.

Em 09/03/2017, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da UEFA Europa League, Lacazette marcou um dos gols na vitória por 4-2 sobre a Roma da Itália e além do gol marcado, deu o passe para Corentin Tolisso marcar o gol dele nessa partida. Posteriormente, a Roma levou a melhor e venceu o segundo confronto por 2-1, mas somando os 2 placares, o Lyon levava a melhor no agregado (5-3) e com isso, avançou para a fase seguinte.

Em 20/04/2017, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Europa League, o camisa 10 marcou o único gol da sua equipe na derrota por 2-1 diante do Besiktas da Turquia em Istambul e como havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida na prorrogação, porém o placar permaneceu o mesmo e com isso, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para as semifinais nos pênaltis e nas penalidades, o Lyon levou a melhor e venceu por 7-6.

Em 11/05/2017, no segundo jogo da semifinal da UEFA Europa League, Lacazette marcou o seu sexto doblete na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Ajax da Holanda e apesar do resultado positivo, a equipe francesa havia perdido o primeiro confronto por 4-1 e com um placar agregado de 5-4, a equipe holandesa levou a melhor e se classificou para a final da UEFA Europa League 2016-17. Três dias depois, mas desta vez em partida válida pela 37ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou mais um doblete nessa temporada e com isso, o Lyon venceu o Montpellier por 3-1.

Na última rodada da Ligue 1 2016-17 em 20/05/2017, o camisa 10 do Lyon marcou o seu oitavo e último doblete da temporada no empate em 3-3 com o Nice no Parc Olympique Lyonnais.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Lyon, Alexandre Lacazette disputou 45 jogos, fez 37 gols e proveu 5 assistências. Indubitavelmente, esta foi a melhor temporada de Lacazette com a camisa do Lyon e apesar de ter sido o vice-artilheiro desta edição da Ligue 1 – ficou atrás apenas de Edinson Cavani do PSG que marcou 35 gols -, esta foi a temporada em que ele mais fez gols. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 4º lugar, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões,chegou até as semifinais da UEFA Europa League, foi eliminado na 2ª fase da Copa da França e foi eliminado nos pênaltis nas oitavas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 8ª e última Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
45 *37 5 6 0 3477

* 37 gols dos quais 28 foram pela Ligue 1, 6 pela UEFA Europa League, 1 pela UEFA Champions League, 1 pela Copa da Liga Francesa e 1 pela Copa da França

Títulos que conquistou no Lyon
  • Copa da França 2011-12
  • Supercopa da França de 2012
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Lacazette com a camisa do Lyon
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de maio de 2017 por Lokakil’OL

 

Arsenal

2017-18

Em maio de 2017, foi relatado que Lacazette tinha um acordo verbal com o Atlético de Madrid da Espanha e que a transferência para o clube espanhol na janela de transferências do verão da temporada 2017-18 era dada como certa, porém isso caiu em 1 de junho de 2017 após a confirmação da FIFA – entidade máxima do futebol – que o clube espanhol havia violado as regras sobre a assinatura de jogadores menores de idade e devido a isso, ele não assinou com o Atlético de Madrid, pois o clube estava impedido de contratar jogadores nas janelas de transferências de verão e de inverno da temporada 2017-18.

Alexandre Lacazette sendo apresentado como o mais novo reforço do Arsenal

Em 05/07/2017, Lacazette disse sim a oferta do Arsenal da Inglaterra por um contrato de 5 temporadas por uma taxa recorde do clube; 53 milhões de euros (o equivalente a 236 milhões de reais) e somando-se a isso mais 7 milhões de euros em bônus potenciais. Esta taxa foi a maior já recebida pelo Lyon pela venda de um jogador, superando o recorde de 41,5 milhões de euros pela transferência de Corentin Tolisso para o Bayern de Munique da Alemanha três semanas antes. Os valores desta transferência também superou o recorde anterior do Arsenal; desembolsou 50 milhões de euros para contratar o meia alemão Mesut Özil no início da temporada 2013-14.

Em 06/08/2017, Lacazette fez a sua estreia com a camisa dos Gunners – Arsenal – em uma partida que valia o título da FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra – contra o Chelsea. Apesar de ter acertado o travessão no primeiro tempo, não foi desta vez que o centroavante francês fez o seu primeiro gol pelo seu novo clube e após o empate em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação, o título da FA Community Shield teve de ser decidido nos pênaltis e nessa disputa, o Arsenal levou a melhor e venceu por 4-1 e com isso, os Gunners eram os campeões da FA Community Shield 2017.

Em 11/08/2017, na estreia do clube londrino – Arsenal – na Premier League – Campeonato Inglês – 2017-18, Lacazette marcou o seu primeiro tento pelo seu novo clube na vitória por 4-3 sobre o Leicester no Emirates Stadium (estádio do Arsenal).

Em 09/09/2017, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o novo camisa 9 do Arsenal – Lacazette – marcou o seu segundo gol pelo seu novo clube no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth.

Em 25/09/2017, em partida válida pela 6ª rodada da Premier League, o centroavante francês marcou os gols da vitória do Arsenal por 2-0 sobre o West Bromwich e com isso, se tornou o primeiro jogador do Arsenal a marcar em suas primeiras 3 partidas em casa pelo clube desde Brian Marwood em setembro de 1988.

Em 22/10/2017, em jogo da 9ª rodada do Campeonato Inglês, Lacazette marcou o seu primeiro gol fora do Emirates Stadium na goleada por 5-2 sobre o Everton no Goodison Park, com um passe de Özil para marcar o terceiro gol dos Gunners na partida.

Em 29/11/2017, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League, o mais novo camisa 9 do Arsenal marcou o primeiro gol da goleada por 5-0 sobre o Huddersfield Town. Na rodada seguinte da Premier League, o francês marcou o único tento da sua equipe na derrota por 3-1 diante do Manchester United no Old Trafford (estádio do Manchester United).

Em 20 de janeiro de 2018, em jogo da 24ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu 9º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Crystal Palace.

Depois de ficar de fora dos gramados por quase 2 meses devido a uma lesão, o camisa 9 retornou a equipe no triunfo por 3-0 sobre o Stoke City em 01/04/2018 em jogo da 32ª rodada da Premier League quando substituiu Danny Welbeck aos 16 minutos do segundo tempo e marcou o terceiro gol dos Gunners. O novo contratado do Arsenal e designado para converter a cobrança de pênalti, Pierre-Emerick Aubameyang, permitiu que Lacazette assumisse o pênalti.

Em 05/04/2018, no primeiro confronto das quartas de final da UEFA Europa League, o camisa 9 dos Gunners fez a sua estreia nesta competição marcando um doblete na goleada por 4-1 sobre o CSKA Moscou da Rússia no Emirates Stadium. Posteriormente, as duas equipes se enfrentaram novamente em solo russo e com um empate em 2-2, o clube londrino avançou para a fase seguinte da UEFA Europa League 2017-18.

Em 22/04/2018, em jogo da 35ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu terceiro e último doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o West Ham. Quatro dias depois, no primeiro confronto pela semifinal da Europa League contra o Atlético de Madrid no Emirates Stadium, o francês marcou o único tento da equipe no empate em 1-1 com a equipe espanhola. Posteriormente, o Atlético de Madrid venceu o Arsenal por 1-0 no estádio Wanda Metropolitano em Madrid, na Espanha.

Em 06/05/2018, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 9 dos Gunners marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Burnley e além do gol marcado, deu o passe para Aubameyang marcar um dos 2 gols dele nesse jogo.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do Arsenal, Alexandre Lacazette disputou 39 partidas, fez 17 gols e proveu 5 assistências. Ainda convém lembrar que só pela Premier League, ele marcou 14 tentos e com isso, Lacazette foi o 8º maior goleador do campeonato. Quanto ao Arsenal, terminou a Premier League em 6º lugar, chegou até a semifinal da UEFA Europa League, foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lacazette na sua 1ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
39 *17 5 1 0 2758

* 17 gols dos quais 14 foram pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

2018-19

Após a saída de Arsène Wenger do comando do Arsenal ao término da temporada 2017-18, quem assume o comando do clube londrino é o espanhol Unai Emery e no início, o novo treinador o colocou no banco e assim sendo, nos 2 primeiros jogos dos Gunners nessa temporada, Lacazette entrou no decorrer dos jogos contra o Manchester City na estreia da Premier League 2018-19 e entrou novamente no decorrer das partidas diante do Chelsea e do West Ham nos jogos seguintes.

Em 2 de setembro de 2018, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o camisa 9 fez o seu primeiro jogo como titular sob o comando do novo treinador e nesta partida, fez um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Cardiff e além do gol marcado, deu o passe para Pierre-Emerick Aubameyang marcar o gol dele nesta partida.

Em 07/10/2018, em jogo da 8ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu primeiro doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Fulham.

Em 03/11/2018, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Inglês, o centroavante francês evitou a derrota dos Gunners em pleno Emirates Stadium diante do Liverpool aos 37 minutos da segunda etapa; Arsenal e Liverpool empataram em 1-1.

Em 02/12/2018, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o camisa 9 dos Gunners marcou o terceiro gol da sua equipe na vitória por 4-2 no “North London Derby” (clássico entre Arsenal e Tottenham).

Em 9 de fevereiro de 2019, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Inglês, o centroavante francês marcou o segundo gol dos Gunners no triunfo por 2-1 sobre o Huddersfield Town no John’s Smith Stadium. Pela primeira vez desde que chegou ao Arsenal, Lacazette marcou gols em 3 jogos consecutivos; além do gol diante do Huddersfield Town, o francês marcou o primeiro tento na vitória por 2-0 sobre o Southampton e por fim, marcou o quinto tento da goleada por 5-1 sobre o Bournemouth.

Em 01/04/2019, em jogo da 32ª rodada da Premier League, o camisa 9 marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Newcastle e isso colocou o Arsenal em 3º lugar na tabela, 2 pontos a frente de Tottenham, Chelsea e Manchester United naquele instante.

Em 18/04/2019, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Europa League, Lacazette marcou o único gol da vitória sobre o Napoli da Itália.

Em 02/05/2019, no primeiro confronto da semifinal da UEFA Europa League, o centroavante francês marcou o seu segundo e último doblete da temporada na vitória por 3-1 sobre o Valencia da Espanha no Emirates Stadium. No segundo confronto entre as duas equipes em 09/05/2019, Lacazette marcou o seu último tento da temporada no triunfo por 4-2 sobre o clube espanhol fora de casa e além do gol marcado, contribuiu com uma assistência para 1 dos 3 gols de Aubameyang nesta partida. Posteriormente, os Gunners foram derrotados pelo Chelsea na final deste torneio e com isso, desperdiçaram a única chance que tinham de se classificar para a Liga dos Campeões 2019-20.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Gunners, Alexandre Lacazette disputou 49 partidas, fez 19 gols e proveu 13 assistências. Quanto ao Arsenal, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês, foi o vice-campeão da UEFA Europa League 2018-19, chegou até as quartas de final da Copa da Liga Inglesa e chegou até a 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lacazette na sua 2ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
49 *19 13 4 1 3327

* 19 gols dos quais 13 foram pela Premier League, 5 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2019-20

Em 17 de agosto de 2019, em jogo da 2ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Burnley no Emirates Stadium.

Em 01/09/2019, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Inglês, o atacante francês marcou o seu 2º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Tottenham. Apesar de ter feito o primeiro gol dos Gunners nessa partida, o camisa 9 teve de deixar o campo aos 22 minutos da segunda etapa para a entrada de Henrikh Mkhitaryan devido à uma lesão no tornozelo.

Após o jogo contra o Tottenham na 4ª rodada da Premier League, Lacazette voltou a jogar em 21/10/2019, jogo da 9ª rodada do campeonato nacional, ao qual entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo no lugar de Granit Xhaka, mas mesmo com ele em campo, o Arsenal foi derrotado pelo Sheffield United, perdeu esse jogo por 1-0.

Em 23/11/2019, em jogo da 13ª rodada da Premier League, o francês marcou o seu único doblete até aqui no empate em 2-2 com o Southampton no Emirates Stadium.

Após sofrer um revés por 2-1 ante o Eintracht Frankfurt da Alemanha no Emirates Stadium em 28/11/2019, Unai Emery não resistiu a mais um resultado ruim e como consequência, foi demitido e enquanto o clube procurava por um técnico, Freddie Ljungberg assumiu o comando do time.

Em 12/12/2019, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Europa League, o camisa 9 dos Gunners capitaneou o time e marcou de cabeça o primeiro gol do time no empate em 2-2 com o Standard Liège da Bélgica e com esse resultado, o clube londrino se classificou para a fase de mata-mata desse torneio. Pouco mais de uma semana depois, em 20/12/2019, os Gunners anunciaram que Mikel Arteta, até então auxiliar de Pep Guardiola do Manchester City, seria o novo treinador do clube.

Em 20 de fevereiro de 2020, no primeiro confronto da fase de 16 avos da Europa League, Lacazette marcou o único gol da vitória sobre o Olympiacos da Grécia fora de casa. No entanto, na semana seguinte, o time grego venceu a equipe inglesa por 2-1 no Emirates Stadium e com o critério do gol fora de casa, o Olympiacos seguiu adiante na competição.

Até aqui, Alexandre Lacazette marcou 9 tentos e proveu 3 assistências em 26 partidas disputadas.

  • Números de Lacazette na sua 3ª e atual Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
26 *9 3 6 0 **1793
    * 9 gols dos quais 7 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Europa League
Títulos que conquistou no Arsenal
  • FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra 2017
  • O vídeo abaixo mostra 34 dos 45 gols que Lacazette marcou pelo Arsenal, todos os gols que ele marcou na Premier League
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de uma semana por Filip’s Arsenal

 

Números de Lacazette na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Lacazette foi destaque em todas as seleções de base da França, começando com a equipe sub-16 fazendo a sua estreia na vitória por 2-0 sobre Camarões, em 3 de abril de 2007, no Torneio Montaigu. Ele jogou 4 partidas desse torneio. Com a seleção sub-17, Lacazette foi regular e contribuiu para a classificação da equipe para o Campeonato Europeu Sub-17 de 2008. Na competição, ele marcou o gol da vitória por 2-1 sobre a Irlanda na fase de grupos. A França chegou à final, onde foi derrotada por 4-0 pela Espanha.

Com a seleção sub-18, Lacazette fez a sua estreia contra a Ucrânia. Ele jogou 10 dos 11 jogos como titular, mas marcou gol em apenas uma partida. Para a seleção sub-19, ele marcou o seu primeiro tento pela equipe em 4 de março de 2010 coincidentemente contra a Ucrânia. Em 07/06/2010, Lacazette foi um dos convocados pelo técnico Francis Smerecki para a disputa do Campeonato Europeu Sub-19. Neste torneio ao qual a França foi a campeã, a joia do Lyon marcou 3 gols sendo que 1 destes gols foi no triunfo por 2-1 sobre a Espanha na final.

Devido à vitória da França no Campeonato Europeu Sub-19 de 2010 realizado na Áustria, o país se classificou para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011 na Colômbia. Isso resultou em Lacazette atuando pela seleção francesa sub-20 neste torneio. Ele fez sua a estréia pela equipe sub-20 em 07/10/2010 em um amistoso contra Portugal. O jogo terminou empatado em 3-3 com Lacazette marcando o primeiro gol da partida.

Em 9 de fevereiro de 2011, Lacazette marcou o segundo gol da França na vitória por 2-1 sobre a Inglaterra em um amistoso.

Em 10/06/2011, o centroavante do Lyon foi um dos convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2011. Neste torneio, a França terminou em 4º lugar e Lacazette foi o maior goleador desta edição da Copa do Mundo Sub-20 com 5 gols marcados nesta competição, mas convém lembrar que além dele, Henrique Almeida da seleção brasileira e Álvaro Vázquez da seleção espanhola foram os artilheiros da Copa do Mundo Sub-20 de 2011.

Seleção Principal

Em 23 de maio de 2013, Lacazette foi convocado pela primeira vez pelo técnico Didier Deschamps para os jogos da seleção principal da França após o corte de Jérémy Ménez devido a uma lesão e assim sendo, em 05/06/2013, aos 13 minutos do segundo tempo no amistoso diante do Uruguai em Montevidéu – capital uruguaia -, o centroavante do Lyon substituiu Yoan Gourcuff, mas mesmo com ele em campo, a França perdeu para o Uruguai por 1-0 no mítico Estádio Centenário. Quatro dias depois, Lacazette jogou mais 20 minutos no amistoso contra o Brasil, ao qual a seleção brasileira levou a melhor e venceu por 3-0.

Após jogar duas partidas pela seleção principal da França, Lacazette só voltou a atuar com a camisa da seleção francesa no amistoso contra a Sérvia em 7 de setembro de 2014, um amistoso no qual as duas seleções empataram em 1-1.

Em 14/11/2014, em amistoso contra a Albânia, pela primeira vez desde que passou a ser convocado pela seleção principal, Lacazette iniciou uma partida entre os titulares, porém com gols de Mërgim Mavraj e de Antoine Griezmann respectivamente, as duas seleções empataram em 1-1.

Em 29 de março de 2015, em amistoso contra a Dinamarca, além de iniciar a partida entre os titulares, Lacazette marcou o seu primeiro gol pela seleção principal francesa no triunfo por 2-0 sobre a seleção dinamarquesa.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Após o amistoso diante da Dinamarca em março de 2015, Lacazette jogou mais 4 amistosos pela seleção francesa: na derrota por 4-3 diante da Bélgica, na derrota por 1-0 diante da Albânia, na goleada por 4-0 sobre a Armênia e em nova vitória por 2-1 sobre a Dinamarca respectivamente. Após estes 4 jogos, Lacazette só voltou a atuar pela seleção francesa em 2 de junho de 2017 em um amistoso diante do Paraguai, ao qual ele iniciou entre os titulares e contribuiu com uma assistência para o gol do meia Moussa Sissoko na goleada por 5-0 sobre a seleção paraguaia.

Posteriormente, Lacazette foi convocado para alguns jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018. Dentre essas partidas, ele esteve em campo na goleada por 4-0 sobre a Holanda em 31/08/2017, jogou os últimos 30 minutos do empate em 0-0 com Luxemburgo e atuou como titular no triunfo por 1-0 sobre a Bulgária respectivamente.

Lacazette celebrando um dos gols que marcou no amistoso contra a Alemanha

Em 14/11/2017, em um amistoso contra a Alemanha, Lacazette marcou os gols da França no empate em 2-2 com a seleção alemã e mesmo com esta grande atuação, desde então ele não jogou mais com a camisa da seleção francesa.

Em 17 de maio de 2018, o técnico Didier Deschamps anunciou os nomes dos 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia, porém o nome de Lacazette estava na lista de espera e como nenhum dos atacantes da seleção francesa se lesionou antes do início da Copa, Lacazette ficou de fora da Copa do Mundo FIFA de 2018 e mesmo sem contar com ele, a seleção francesa se sagrou bicampeã mundial.

Títulos que conquistou pela França
  • Campeonato Europeu Sub-19 de 2010
  • O vídeo abaixo mostra 2 dos 3 gols que Lacazette marcou com a camisa da seleção francesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 2 anos atrás por Bengrizou

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
16 3 1 1 624
Prêmios individuais
  • Chuteira de Bronze da Copa do Mundo Sub-20: 2011
  • Onze de Bronze: 2014–15
  • Melhor jogador da Ligue 1: 2014–15
  • Equipe ideal da Ligue 1: 2013–14, 2014–15, 2016–17
  • Jogador do mês da Ligue 1: Dezembro de 2014, Janeiro de 2015, Agosto de 2016
  • 94º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 68º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
Artilharias
  • Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2011 (5 gols)
  • Ligue 1 2014-15 (27 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados até aqui pode-se concluir que Alexandre Lacazette é um jogador que é especialista em finalizações a gol e obviamente, em fazer gols e além disso, possui outras características que justificam os seus números, tais como: ritmo, equilíbrio, drible e também é capaz de chutar a gol com ambos os pés. Ele também pode atuar em outras funções além da posição de centroavante, pois no início da sua carreira no Lyon, Lacazette atuava como ponta direita e quando o técnico Rémi Garde mudou o seu posicionamento em campo, o rendimento de Lacazette evoluiu consideravelmente.

E para vocês? Alexandre Lacazette é um dos melhores centroavantes do futebol europeu da atualidade?

O post A Carreira de Alexandre Lacazette em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.



from Futebol Stats https://ift.tt/2ZJ4u4I
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/ / / A Carreira de Alexandre Lacazette em Números


Quando cita-se um dos melhores atacantes do futebol inglês da atualidade, o nome de Alexandre Lacazette que atua pelo Arsenal – equipe da Inglaterra – e que também busca uma sequência na seleção da França, deve ser levado em conta.

Alexandre Lacazette nasceu em 28/05/1991 em Lyon, na França. Antes de jogar pelo Arsenal, Lacazette deu os seus primeiros passos no futebol no ELCS Lyon, time amador de sua cidade natal, onde jogou até o ano de 2003. Posteriormente, passou a atuar pelas categorias de base do Olympique Lyonnais – Lyon – e após 7 anos, fez a sua estreia no profissional. Porém, o que mais se sabe sobre Lacazette? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Juvenil

Nascido em Lyon e de uma família de origem de Guadalupe, um país que se localiza no Caribe. Ele é o filho mais novo dos 4 irmãos e convém lembrar que um dos seus irmãos – Benoît, jogou na segunda divisão do futebol suíço e além disso, jogou na quarta divisão do futebol francês e posteriormente, quando parou de jogar futebol, se tornou o técnico da equipe de futsal da cidade: o Lyon Footzik Futsal. Além de Benoît, Romuald – um dos primos de Lacazette -, também é um jogador de futebol profissional sendo que ele atua como meio-campo.

Á esquerda, Lacazette aos 7 anos de idade e à direita, Lacazette celebrando um dos gols que marcou pelo Arsenal

Lacazette deu os seus primeiros passos no futebol aos 7 anos de idade no ECLS Lyon e assim sendo, ele jogou nesse clube local de 1998 até o ano de 2003 quando ele ingressou nas categorias de base do Olympique Lyonnais, clube que é popularmente conhecido como Lyon.

 

A Carreira de Alexandre Lacazette em Números

 

Lyon

Categorias de Base

Ao chegar ao clube – em 2003 -, Lacazette começou a treinar no Centro Tola Vologe (centro de treinamento do Lyon). Após um período de treinos, Alexandre Lacazette passou a ser comparado por muitos treinadores do clubes por um ex-atacante (Sonny Anderson).

Na temporada 2007-08, Lacazette jogou na equipe sub-18 do Lyon que terminou em terceiro lugar no Championnat National des moins de 18 ans (campeonato amador para jogadores com 18 anos ou menos). Na temporada seguinte – 2008-09 -, ele começou a jogar as partidas do Championnat de France e nesse campeonato, Lacazette fez 5 gols em 19 jogos. Na temporada 2009-10, ele se consolidou na equipe b do Lyon ao marcar 12 gols em 22 jogos do Championnat de France e com isso, ele despertou a atenção do técnico da equipe principal do Lyon, Claude Puel.

2009-10

Durante a segunda metade da temporada 2009-10 da Ligue 1 (do Campeonato Francês), o técnico Claude Puel pediu para Lacazette treinar com a equipe principal do Lyon e assim sendo, ele apareceu no banco de reservas da equipe em 3 de abril de 2010 em jogo válido pela 31ª rodada da Ligue 1, ao qual o Olympique Lyonnais venceu o Rennes por 2-1.

Posteriormente, em 02/05/2010, Lacazette voltou a aparecer no banco em mais uma partida do Campeonato Francês, a qual o Lyon venceu o Montpellier por 1-0 e por fim, três dias após a vitória sobre o Montpellier – em 05/05/2010 -, em partida válida pela 36ª rodada da Ligue 1 no Stade de Gerland – estádio do Lyon -, aos 33 minutos da segunda etapa, Lacazette fez a sua estreia como profissional ao substituir Bafétimbi Gomis. Quanto ao jogo, vitória do Lyon por 2-1 diante do Auxerre.

Em 03/07/2010, Lacazette assinou o seu primeiro contrato profissional com o Lyon no qual ele estendia o seu vínculo com o clube por mais 3 anos. Devido a ainda ter mais um ano em seu contrato na equipe aspirante (Lyon B), o seu novo contrato iniciaria em 01/07/2011.

  • Números de Lacazette na sua 1ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
1 0 0 0 0 12

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2010-11

Depois de se destacar no Campeonato Europeu Sub-19 com a camisa da seleção da França, o jogador do Lyon despertou o interesse da Roma da Itália e não parou por aí, ele também recebeu elogios da mídia. Além disso, o jovem centroavante de 19 anos passou a treinar em tempo integral com a equipe principal do Lyon.

Em 24 de outubro de 2010, em jogo da 10ª rodada da Ligue 1, aos 12 minutos do segundo tempo, Lacazette fez a sua estreia pela equipe profissional nessa temporada ao entrar no lugar de Aly Cissokho. Quanto ao jogo, o “Les Gones” – Lyon – e o Arles empataram em 1-1. Na rodada seguinte do Campeonato Francês – em 30/10/2010 -, o jovem de 19 anos entrou no lugar de Michel Bastos aos 42 minutos do primeiro tempo e aos 24 minutos da segunda etapa, marcou o seu primeiro gol como profissional e com isso, o Lyon venceu o Sochaux por 2-1.

Em 02/11/2010, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Lacazette saiu do banco aos 26 minutos do segundo tempo para entrar no lugar do ponta direita Jérémy Pied e 3 minutos depois, deu o passe para o gol de Yoann Gourcuff e no mesmo jogo, proveu mais uma assistência – para o gol de Gomis -, mas mesmo tendo uma grande atuação de Lacazette, o Lyon perdeu essa partida para o Benfica de Portugal por 4-3.

Lacazette celebrando o gol que marcou no empate em 2-2 com o Hapoel Tel Aviv

Em 07/12/2010, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o jovem centroavante de 19 anos entrou no lugar do meia Miralem Pjanić aos 23 minutos da segunda etapa e nos últimos minutos de jogo, evitou a derrota dos “Les Gones” ao marcar o segundo tento da equipe na partida; Lyon e Hapoel Tel Aviv de Israel empataram em 2-2 em pleno Stade de Gerland.

Mesmo tendo mais minutos em campo nessa temporada, Lacazette ainda não era o titular da equipe, porém com os 2 gols marcados na equipe principal e com boas atuações na seleção sub-19 da França, era apenas questão de tempo para o jovem centroavante se firmar no Lyon que terminou em terceiro no Campeonato Francês, chegou até as oitavas-de-finais da Liga dos Campeões, foi eliminado na fase de 16 avos da Copa da França e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 2ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
11 *2 2 0 0 185

* 2 gols dos quais 1 foi pela UEFA Champions League e o outro pela Ligue 1

2011-12

Após a disputa da Copa do Mundo FIFA sub-20 na Colômbia, na qual a seleção francesa chegou até as semifinais da competição e além disso, assim como Henrique Almeida da seleção brasileira e de Álvaro Vázquez da seleção espanhola, Lacazette foi o artilheiro do torneio com 5 gols e com mais uma boa passagem pelas seleções de base da França, Lacazette regressava ao Lyon disputando o posto de terceiro atacante do time com Jimmy Briand.

Com a saída de Claude Puel do comando da equipe ao final da temporada anterior, quem assume o comando do Lyon é Rémi Garde. Apesar das atuações de Lacazette nas seleções de base da França, ele ainda não havia se firmado na equipe titular do Olympique Lyonnais, mas com as lesões de alguns jogadores titulares da equipe ainda no início dessa temporada, em 24 de setembro de 2011, em jogo da 8ª rodada da Ligue 1 diante do Bordeaux, pela primeira vez desde que se tornou jogador profissional, Lacazette iniciou uma partida entre os titulares e assim sendo, o Lyon venceu o Bordeaux por 3-1.

Em 06/11/2011, em jogo da 13ª rodada da Ligue 1, o jovem centroavante de 20 anos marcou o único tento do Lyon na partida, porém os “Les Gones” foram derrotados pelo Sochaux pelo placar de 2-1.

Em 07/12/2011, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Lacazette iniciou esse jogo entre os titulares e deu o passe para o gol de Lisandro López na goleada por 7-1 sobre o Dinamo Zagreb da Croácia em pleno Maksimir (estádio do Dinamo Zagreb). Quatro dias depois, desta vez em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Francês, o centroavante de 20 anos marcou o único tento da vitória do Lyon sobre o Lorient.

Em 31 de janeiro de 2012, em confronto válido pela semifinal da Copa da Liga Francesa, além de iniciar a partida entre os titulares, pela primeira vez na sua carreira, Lacazette marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na vitória por 4-2 sobre o Lorient na prorrogação e com este resultado, o Lyon avançou para a final desse torneio. Posteriormente, o Olympique Lyonnais foi derrotado na final por 1-0 na prorrogação pelo Olympique de Marselha.

Em 08/02/2012, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa da França, o jovem centroavante de 20 anos, marcou o gol do empate com o Bordeaux no tempo regulamentar e por conseguinte, o Lyon venceu essa partida por 3-1 na prorrogação e com isso, obteve a vaga para as quartas-de-final dessa competição.

Em 14/02/2012, no primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, Lacazette marcou o único tento do Lyon na vitória sobre o APOEL Nicosia do Chipre, porém no segundo confronto contra a equipe cipriota fora de casa, derrota por 1-0 no tempo regulamentar e este placar persistiu na prorrogação e com isso, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis e a equipe cipriota levou a melhor e venceu a disputa por pênaltis por 4-3.

Em 28/04/2012, em partida válida pela final da Copa da França, o centroavante de 20 anos foi decisivo ao dar o passe para Lisandro López marcar o gol da vitória e do título do Lyon diante do Quevilly-Rouen. Convém lembrar que este foi o primeiro título de Lacazette como jogador profissional.

Em 10/05/2012, em jogo adiado da 34ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-1 sobre o Évian.

Em suma, na sua terceira temporada na equipe principal dos “Les Gones”, Alexandre Lacazette disputou 43 jogos, fez 10 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao Lyon, foi campeão da Copa da França, vice-campeão da Copa da Liga Francesa, chegou até as oitavas de final da Liga dos Campeões e terminou o Campeonato Francês em 4º lugar.

  • Números de Lacazette na sua 3ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
43 *10 6 8 0 2206

* 10 gols dos quais 5 foram pela League 1, 2 pela Copa da França, 2 pela Copa da Liga Francesa e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

Com a saída do meia Ederson do Lyon, a camisa de número 10 ficou vaga e com isso, Lacazette passou a ser o novo camisa 10 dos “Les Gones”.

Em 28 de julho de 2012, no primeiro jogo do Olympique Lyonnais na temporada 2012-13, Lacazette foi decisivo na conquista do título na Supercopa da França ao dar o passe para Jimmy Briand empatar a partida no tempo regulamentar – empate em 2-2 – e com a persistência do empate na prorrogação, o Lyon e o Montpellier tiveram de decidir o título nos pênaltis e nas penalidades, o Lyon levou a melhor e venceu por 4-2.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2012-13 em 11/08/2012, o novo camisa 10 iniciou a partida entre os titulares e assim sendo, o Olympique Lyonnais venceu o Rennes por 1-0 em pleno Roazhon Park (estádio do Rennes).

Em 04/11/2012, em jogo da 11ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada na goleada por 5-2 sobre o Bastia. Quatro dias depois, mas desta vez em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o centroavante de 21 anos marcou o seu segundo tento nessa temporada no triunfo por 3-2 sobre o Athletic Bilbao da Espanha em pleno San Mamés (estádio da equipe espanhola).

Em 3 de fevereiro de 2013, em partida válida pela 23ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 10 do Lyon marcou o único gol da equipe no jogo, porém mesmo assim os “Les Gones” foram derrotados pelo Ajaccio pelo placar de 3-1. Duas semanas depois, em mais uma partida válida pela Ligue 1, Lacazette marcou o seu quarto e último tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Bordeaux em pleno Matmut Atlantique (estádio do Bordeaux) e além do gol marcado nesse jogo, deu o passe para o meia Gueïda Fofana marcar o gol dele nessa partida.

Em suma, na sua quarta temporada como jogador da equipe principal do Lyon, Alexandre Lacazette disputou 37 partidas, fez 4 gols e proveu 10 assistências. Quanto ao Olympique Lyonnais, foi o campeão da Supercopa da França de 2012, terminou o Campeonato Francês em 3º lugar, chegou até a fase de 16 avos da UEFA Europa League, chegou até as oitavas de final da Copa da Liga Francesa e foi eliminado na 2ª fase da Copa da França.

  • Números de Lacazette na sua 4ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
37 *4 10 2 0 2756

* 4 gols dos quais 3 foram pela Ligue 1 e 1 pela UEFA Europa League

2013-14

Com a 3ª colocação na Ligue 1 2012-13, o Lyon teve de disputar as fases pré-eliminatórias da UEFA Champions League e com um placar agregado de 2-0 – vitória por 1-0 nos 2 confrontos -, eliminou o Grasshoppers da Suíça. No entanto, o Lyon ainda tinha de jogar contra mais uma equipe antes de obter a vaga para a fase de grupos do maior torneio europeu, mas após duas derrotas por 2-0 para a Real Sociedad da Espanha, os “Les Gones” estavam eliminados da UEFA Champions League 2013-14.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2013-14 em 10 de agosto de 2013, goleada por 4-0 sobre o Nice no Stade de Gerland com uma grande atuação de Lacazette que fez 2 dos 4 tentos da equipe nessa partida. Na rodada seguinte do Campeonato Francês, o camisa 10 voltou a ser um dos destaques do time ao marcar um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Sochaux. Convém lembrar que o técnico Rémi Garde mudou a posição de Lacazette, pois antes ele atuava na ponta direita e o treinador passou a escalá-lo como centroavante de ofício e o resultado foi este, 3 gols nas primeiras 6 partidas do Olympique Lyonnais na temporada 2013-14.

Em 25/09/2013, em jogo da 7ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 deu o passe para o gol de Steed Malbranque, porém o Lyon perdeu para o Ajaccio por 2-1 e o outro fato negativo fica por conta da expulsão de Lacazette no último minuto de jogo; esta foi a primeira vez que o camisa 10 do Lyon foi expulso de uma partida.

Na sua primeira partida após a suspensão devido ao cartão vermelho na derrota por 2-1 diante do Ajaccio, Lacazette marcou o único tento do Olympique Lyonnais na goleada sofrida por 5-1 diante do Montpellier.

Em 05/12/2013, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou o único gol da equipe no empate em 1-1 com o Toulouse. Nas duas rodadas seguintes do Campeonato, Lacazette marcou 2 tentos; no triunfo por 3-1 sobre o Bastia fora de casa e no empate em 2-2 com o Olympique de Marselha respectivamente. Esta foi a primeira vez na sua carreira que Alexandre Lacazette faz gols em 3 jogos seguidos.

Em 5 de janeiro de 2014, em confronto válido pela 1ª fase da Copa da França, o centroavante de 22 anos marcou o seu segundo doblete nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Suze-sur-Sarthe. Posteriormente, o Lyon foi eliminado desse torneio nas oitavas-de-finais ao perder por 2-1 para o Lens na prorrogação.

Em 26/01/2014, em jogo da 22ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou o seu último doblete nessa temporada no triunfo por 3-0 sobre o Évian.

Em 19/04/2014, em partida válida pela final da Copa da Liga Francesa, o camisa 10 marcou o único tento do Lyon no jogo, mas isso não foi o suficiente, pois o Paris Saint-Germain levou a melhor e venceu essa partida por 2-1 e se sagrou campeão da Copa da Liga Francesa 2013-14.

Em 27/04/2014, em jogo da 35ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Bastia no Stade de Gerland.

Ao término da temporada, Alexandre Lacazette disputou 54 partidas, fez 22 gols e proveu 8 assistências e com isso, foi o 7º maior goleador da Ligue 1 2013-14. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 5º lugar, foi vice-campeão da Copa da Liga Francesa, chegou até as oitavas de final da Copa da França e chegou até as quartas de final da UEFA Europa League sendo eliminado pela Juventus da Itália.

  • Números de Lacazette na sua 5ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
54 *22 8 8 2 4409

* 22 gols dos quais 15 foram pela Ligue 1, 3 pela Copa da Liga Francesa, 2 pela UEFA Europa League e 2 pela Copa da França

2014-15

Com a saída de Rémi Garde do comando do Lyon após o fim da temporada 2013-14, quem assume o comando do time é Hubert Fournier e assim sendo, em 7 de agosto de 2014, no segundo confronto da primeira fase pré-eliminatória da UEFA Europa League, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Mladá Boleslav da República Checa. Três dias depois, o Lyon estreou com um triunfo por 2-0 sobre o Rennes na Ligue 1 2014-15 e um dos 2 gols dos “Les Gones” nessa partida, foi marcado pelo camisa 10.

Em setembro, o centroavante de 23 anos assinou um novo contrato com o Olympique Lyonnais no qual ele estendia o seu vínculo com o clube até o ano de 2018.

Em 05/10/2014, em jogo da 9ª rodada da Ligue 1, pela primeira vez na carreira, Lacazette marcou um hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa mesma partida – e com isso, o Olympique Lyonnais venceu o Lille por 3-0. Na rodada seguinte, o camisa 10 marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Montpellier e além do gol marcado nessa partida, deu passes para os gols de Nabil Fekir e de Steed Malbranque respectivamente.

Em 01/11/2014, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Francês, o centroavante de 23 anos marcou o seu primeiro doblete da temporada na vitória por 3-1 sobre o Nice em plena Allianz Riviera (estádio do Nice). Na rodada seguinte do campeonato, Lacazette marcou um dos gols do triunfo por 3-0 sobre o Guingamp e com isso, se isolou na artilharia da Ligue 1 2014-15 naquele momento.

Em 07/12/2014, em jogo da 17ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou o seu segundo doblete da temporada na vitória por 3-2 sobre o Évian e além dos 2 gols marcados, proveu a assistência para o gol de Yassine Benzia. Nos 8 jogos seguintes do Lyon na temporada, Lacazette marcou 11 gols; fez 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Caen, fez 1 gol no empate em 1-1 com o Monaco na Copa da Liga Francesa – vitória do Monaco nos pênaltis por 5-4 -, marcou 2 gols e proveu uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Bordeaux, fez 1 gol na triunfo por 3-2 sobre o Lens na Copa da França, fez 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Toulouse, fez 1 gols em mais uma vitória sobre o Lens – vitória por 2-0 na Ligue 1 -, fez 1 gol na derrota por 3-2 diante do Nantes na Copa da França e por fim, fez 1 gol no triunfo por 2-0 sobre o Metz.

Ao término da primeira metade da temporada, o Olympique Lyonnais se encontrava na 2ª colocação do Campeonato Francês, ficando atrás apenas do Olympique de Marselha, mas à frente do atual campeão, o PSG. Após os 4 dobletes consecutivos na Ligue 1, o camisa 10 do Lyon se tornou o segundo maior goleador da Europa, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo do Real Madrid.

Na vitória por 2-0 sobre o Metz em 25 de janeiro de 2015 em partida válida pela 22ª rodada da Ligue 1, pouco tempo depois de marcar o seu 25º tento nessa temporada, Lacazette sofreu uma lesão na coxa e com isso, teve de deixar o campo mais cedo e em decorrência desta lesão, não pôde jogar as 3 rodadas seguintes do Campeonato Francês. Com essas atuações, o brasileiro e ex-jogador do Lyon – Sonny Anderson – disse que Lacazette “já estava no círculo dos grandes jogadores da história do Olympique Lyonnais”.

Em 08/03/2015, em jogo da 28ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon marcou o seu último doblete da temporada na goleada por 5-1 sobre o Montpellier em pleno Stade de la Mosson (estádio do Montpellier).

Em 04/04/2015, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Francês, Lacazette marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Guingamp e além do gol marcado, deu o passe para Nabil Fekir marcar o gol dele nesse jogo e com isso, igualou um recorde que pertencia a Bernard Lacombe; 24 gols em uma única edição da Ligue 1. Na rodada seguinte do campeonato em 15/04/2015, marcou o primeiro gol do Lyon no triunfo por 2-0 sobre o Bastia – o seu 25º tento na Ligue 1 2014-15 – e com isso, mais um recorde; desta vez igualou um recorde que pertencia a André Guy.

Em 26/04/2015, em jogo da 34ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon marcou o seu 26º tento na Ligue 1 2014-15 na vitória por 4-2 sobre o Reims e com isso, Lacazette se tornou o maior artilheiro do Lyon em uma única edição do Campeonato Francês. Na rodada seguinte, ele marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Évian. Como consequência, ao término dessa temporada, Alexandre Lacazette foi o artilheiro da Ligue 1 2014-15 e não parou por aí, além de artilheiro, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês da temporada 2014-15 e além disso, o Lyon terminou o campeonato em 2º lugar, ficando atrás apenas do Paris Saint-Germain e como resultado, os “Les Gones” obtiveram a vaga para a fase de grupos da UEFA Champions League 2015-16.

  • Números de Lacazette na sua 6ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
40 *31 8 7 0 3468

* 31 gols dos quais 27 foram pela Ligue 1, 2 pela Copa da França, 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Francesa

2015-16

Em 8 de agosto de 2015, Lacazette prorrogou o seu contrato com o Olympique Lyonnais por mais um ano e assim sendo, ele estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2019.

Em 20/09/2015, em jogo da 6ª rodada da Ligue 1, Lacazette converteu uma cobrança de pênalti aos 25 minutos do primeiro tempo e marcou o único tento do Lyon na partida; empate em 1-1 com o Olympique de Marselha. Este foi o primeiro gol do camisa 10 na temporada 2015-16.

Em 08/11/2015, em jogo da 13ª rodada da Ligue 1, Lacazette marcou um hat-trick e assim sendo, o Lyon levou a melhor no “Derby du Rhône” – clássico entre Lyon e Saint-Étienne – e venceu a partida por 3-0. No entanto, mesmo após os 3 tentos marcados nesse clássico, muitas dúvidas foram expressas sobre a forma do atacante, significativamente menos eficaz do que a temporada anterior.

Em 9 de janeiro de 2016, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 entrou para a história ao marcar o primeiro gol do Lyon no triunfo por 4-1 sobre o Troyes no Parc Olympique Lyonnais, em outras palavras, Lacazette marcou o primeiro gol da equipe no novo estádio do clube.

Em 03/02/2016, em jogo da 24ª rodada da Ligue 1, o centroavante do Lyon marcou o seu primeiro doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Bordeaux.

Em 06/03/2016, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou o seu segundo doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Guingamp. Nas 3 rodadas seguintes do campeonato, Lacazette marcou 4 gols; fez 1 gol no empate em 2-2 com o Rennes, fez 1 gol na vitória por 2-0 sobre o Nantes e por fim, fez 2 gols na vitória por 3-1 sobre o Lorient.

Em 07/05/2016, em jogo da penúltima rodada (37ª rodada) da Ligue 1, Lacazette marcou o seu segundo e último hat-trick nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Monaco.

Em suma, na sua 7ª temporada no Lyon, Alexandre Lacazette disputou 44 partidas, fez 23 gols e proveu 4 assistências. Com 21 tentos marcados nessa edição da Ligue 1, o camisa 10 do Lyon foi o vice-artilheiro do campeonato, ficando atrás apenas de Zlatan Ibrahimović do PSG que marcou 38 gols. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 2º lugar, ficando atrás apenas do Paris Saint-Germain novamente, foi o vice-campeão da Supercopa da França, terminou em último lugar no grupo H da Liga dos Campeões, foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa da França e chegou até as quartas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 7ª Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
44 *23 4 5 0 3743

* 23 gols dos quais 21 foram pela Ligue 1 e 2 pela UEFA Champions League

2016-17

Com a saída de Hubert Fournier do comando do Lyon no final da temporada anterior, quem assume o comando da equipe é Bruno Génésio, porém a estreia do novo treinador sob o comando do Olympique Lyonnais foi para se esquecer; derrota por 4-1 para o Paris Saint-Germain na decisão da Supercopa da França de 2016.

Na estreia do Lyon na Ligue 1 2016-17 em 14 de agosto de 2016, Lacazette iniciou a temporada com um hat-trick no triunfo sobre o Nancy; vitória do Lyon por 3-0 sobre o Nancy. Na duas rodadas seguintes da Ligue 1, o camisa 10 marcou 3 gols sendo que 2 desses tentos ele marcou na vitória por 2-0 sobre o Caen e marcou mais 1 tento na derrota por 4-2 diante do Dijon na 3ª rodada do Campeonato Francês, mas devido a uma lesão no joelho nessa última partida, ele teve de deixar o campo após o fim do primeiro tempo.

A ausência de Lacazette nos gramados não durou muito tempo, porém essa lesão o impediu de jogar o amistoso contra a Itália e também a primeira rodada das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018 diante da seleção de Belarus e em 10/09/2016 em jogo da 4ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 dos “Les Gones” tentou antecipar o seu retorno aos gramados e conseguiu ficar em campo até os 43 minutos da segunda etapa, no entanto ele se lesionou novamente e em decorrência disso, ficou de fora dos gramados por 30 dias. Quanto ao jogo, o Lyon perdeu para o Bordeaux por 3-1 em pleno Parc Olympique Lyonnais.

No seu retorno aos gramados em 14/10/2016 em partida válida pela 9ª rodada da Ligue 1, Lacazette jogou os últimos 26 minutos do jogo contra o Nice na Allianz Riviera, ao qual o Olympique Lyonnais perdeu por 2-0.

Em 29/10/2016, em jogo da 11ª rodada do Campeonato Francês, o camisa 10 marcou os gols da vitória dos “Les Gones” por 2-1 sobre o Toulouse e além disso, ao fazer os gols da sua equipe nessa partida, Lacazette chegou ao seu 100º e 101º gol com a camisa do Lyon e como consequência, ultrapassou o brasileiro Juninho Pernambucano e se tornou o 4º maior artilheiro da história do clube. Autor de 15 gols em 14 partidas da Ligue 1 no primeiro turno, Lacazette alcançou o total de 28 gols no campeonato durante um único ano, fazendo dele o maior artilheiro francês das 5 principais ligas em 2016, e tornando-se o primeiro jogador francês desde Jean-Pierre Papin em 1991 – ano em que ganhou a bola de ouro – a alcançar essa marca.

Em 14/12/2016, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Francesa, o centroavante do Lyon marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Guingamp no tempo regulamentar e este resultado persistiu na prorrogação e com isso, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis e nas penalidades, o Guingamp levou a melhor e venceu por 4-3.

Quatro dias após a eliminação na Copa da Liga Francesa, o Lyon voltou a campo e jogou contra o Monaco e com um tento de Lacazette venceu a equipe monegasca por 3-1 em pleno Stade Louis II (estádio do Monaco). Nos 5 jogos seguintes do Lyon na temporada 2016-17, o camisa 10 dos “Les Gones” marcou 7 gols; fez 1 e proveu uma assistência na vitória por 2-0 sobre o Angers, fez 1 gol e proveu uma assistência na goleada por 5-0 sobre o Montpellier na Copa da França, fez os 2 gols do Lyon na derrota por 3-2 diante do Caen, fez 2 gols no triunfo por 3-1 sobre o Olympique de Marselha e por fim, fez o único gol do Lyon na derrota por 2-1 perante o Lille.

Em 11 de fevereiro de 2017, em jogo da 25ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou o único tento da sua equipe na derrota por 2-1 diante do Guingamp e com o gol marcado nessa partida, ele chegou ao seu 20º gol na Ligue 1 2016-17 e por ter chegado a essa marca pela terceira temporada consecutiva, se tornou o primeiro francês desde Jean-Pierre Papin na temporada 1992-93 e o primeiro jogador desde o português Pauleta a conseguir este feito, algo que, por exemplo, Zlatan Ibrahimović ainda não conseguiu alcançar. Cinco dias após esse jogo, Lacazette marcou o seu quinto doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o AZ Alkmaar da Holanda no primeiro confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League.

Em 09/03/2017, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da UEFA Europa League, Lacazette marcou um dos gols na vitória por 4-2 sobre a Roma da Itália e além do gol marcado, deu o passe para Corentin Tolisso marcar o gol dele nessa partida. Posteriormente, a Roma levou a melhor e venceu o segundo confronto por 2-1, mas somando os 2 placares, o Lyon levava a melhor no agregado (5-3) e com isso, avançou para a fase seguinte.

Em 20/04/2017, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Europa League, o camisa 10 marcou o único gol da sua equipe na derrota por 2-1 diante do Besiktas da Turquia em Istambul e como havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida na prorrogação, porém o placar permaneceu o mesmo e com isso, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para as semifinais nos pênaltis e nas penalidades, o Lyon levou a melhor e venceu por 7-6.

Em 11/05/2017, no segundo jogo da semifinal da UEFA Europa League, Lacazette marcou o seu sexto doblete na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Ajax da Holanda e apesar do resultado positivo, a equipe francesa havia perdido o primeiro confronto por 4-1 e com um placar agregado de 5-4, a equipe holandesa levou a melhor e se classificou para a final da UEFA Europa League 2016-17. Três dias depois, mas desta vez em partida válida pela 37ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou mais um doblete nessa temporada e com isso, o Lyon venceu o Montpellier por 3-1.

Na última rodada da Ligue 1 2016-17 em 20/05/2017, o camisa 10 do Lyon marcou o seu oitavo e último doblete da temporada no empate em 3-3 com o Nice no Parc Olympique Lyonnais.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Lyon, Alexandre Lacazette disputou 45 jogos, fez 37 gols e proveu 5 assistências. Indubitavelmente, esta foi a melhor temporada de Lacazette com a camisa do Lyon e apesar de ter sido o vice-artilheiro desta edição da Ligue 1 – ficou atrás apenas de Edinson Cavani do PSG que marcou 35 gols -, esta foi a temporada em que ele mais fez gols. Quanto ao Olympique Lyonnais, terminou o Campeonato Francês em 4º lugar, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões,chegou até as semifinais da UEFA Europa League, foi eliminado na 2ª fase da Copa da França e foi eliminado nos pênaltis nas oitavas de final da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Lacazette na sua 8ª e última Temporada no Lyon
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
45 *37 5 6 0 3477

* 37 gols dos quais 28 foram pela Ligue 1, 6 pela UEFA Europa League, 1 pela UEFA Champions League, 1 pela Copa da Liga Francesa e 1 pela Copa da França

Títulos que conquistou no Lyon
  • Copa da França 2011-12
  • Supercopa da França de 2012
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Lacazette com a camisa do Lyon
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de maio de 2017 por Lokakil’OL

 

Arsenal

2017-18

Em maio de 2017, foi relatado que Lacazette tinha um acordo verbal com o Atlético de Madrid da Espanha e que a transferência para o clube espanhol na janela de transferências do verão da temporada 2017-18 era dada como certa, porém isso caiu em 1 de junho de 2017 após a confirmação da FIFA – entidade máxima do futebol – que o clube espanhol havia violado as regras sobre a assinatura de jogadores menores de idade e devido a isso, ele não assinou com o Atlético de Madrid, pois o clube estava impedido de contratar jogadores nas janelas de transferências de verão e de inverno da temporada 2017-18.

Alexandre Lacazette sendo apresentado como o mais novo reforço do Arsenal

Em 05/07/2017, Lacazette disse sim a oferta do Arsenal da Inglaterra por um contrato de 5 temporadas por uma taxa recorde do clube; 53 milhões de euros (o equivalente a 236 milhões de reais) e somando-se a isso mais 7 milhões de euros em bônus potenciais. Esta taxa foi a maior já recebida pelo Lyon pela venda de um jogador, superando o recorde de 41,5 milhões de euros pela transferência de Corentin Tolisso para o Bayern de Munique da Alemanha três semanas antes. Os valores desta transferência também superou o recorde anterior do Arsenal; desembolsou 50 milhões de euros para contratar o meia alemão Mesut Özil no início da temporada 2013-14.

Em 06/08/2017, Lacazette fez a sua estreia com a camisa dos Gunners – Arsenal – em uma partida que valia o título da FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra – contra o Chelsea. Apesar de ter acertado o travessão no primeiro tempo, não foi desta vez que o centroavante francês fez o seu primeiro gol pelo seu novo clube e após o empate em 1-1 no tempo regulamentar e na prorrogação, o título da FA Community Shield teve de ser decidido nos pênaltis e nessa disputa, o Arsenal levou a melhor e venceu por 4-1 e com isso, os Gunners eram os campeões da FA Community Shield 2017.

Em 11/08/2017, na estreia do clube londrino – Arsenal – na Premier League – Campeonato Inglês – 2017-18, Lacazette marcou o seu primeiro tento pelo seu novo clube na vitória por 4-3 sobre o Leicester no Emirates Stadium (estádio do Arsenal).

Em 09/09/2017, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o novo camisa 9 do Arsenal – Lacazette – marcou o seu segundo gol pelo seu novo clube no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth.

Em 25/09/2017, em partida válida pela 6ª rodada da Premier League, o centroavante francês marcou os gols da vitória do Arsenal por 2-0 sobre o West Bromwich e com isso, se tornou o primeiro jogador do Arsenal a marcar em suas primeiras 3 partidas em casa pelo clube desde Brian Marwood em setembro de 1988.

Em 22/10/2017, em jogo da 9ª rodada do Campeonato Inglês, Lacazette marcou o seu primeiro gol fora do Emirates Stadium na goleada por 5-2 sobre o Everton no Goodison Park, com um passe de Özil para marcar o terceiro gol dos Gunners na partida.

Em 29/11/2017, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League, o mais novo camisa 9 do Arsenal marcou o primeiro gol da goleada por 5-0 sobre o Huddersfield Town. Na rodada seguinte da Premier League, o francês marcou o único tento da sua equipe na derrota por 3-1 diante do Manchester United no Old Trafford (estádio do Manchester United).

Em 20 de janeiro de 2018, em jogo da 24ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu 9º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Crystal Palace.

Depois de ficar de fora dos gramados por quase 2 meses devido a uma lesão, o camisa 9 retornou a equipe no triunfo por 3-0 sobre o Stoke City em 01/04/2018 em jogo da 32ª rodada da Premier League quando substituiu Danny Welbeck aos 16 minutos do segundo tempo e marcou o terceiro gol dos Gunners. O novo contratado do Arsenal e designado para converter a cobrança de pênalti, Pierre-Emerick Aubameyang, permitiu que Lacazette assumisse o pênalti.

Em 05/04/2018, no primeiro confronto das quartas de final da UEFA Europa League, o camisa 9 dos Gunners fez a sua estreia nesta competição marcando um doblete na goleada por 4-1 sobre o CSKA Moscou da Rússia no Emirates Stadium. Posteriormente, as duas equipes se enfrentaram novamente em solo russo e com um empate em 2-2, o clube londrino avançou para a fase seguinte da UEFA Europa League 2017-18.

Em 22/04/2018, em jogo da 35ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu terceiro e último doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o West Ham. Quatro dias depois, no primeiro confronto pela semifinal da Europa League contra o Atlético de Madrid no Emirates Stadium, o francês marcou o único tento da equipe no empate em 1-1 com a equipe espanhola. Posteriormente, o Atlético de Madrid venceu o Arsenal por 1-0 no estádio Wanda Metropolitano em Madrid, na Espanha.

Em 06/05/2018, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 9 dos Gunners marcou o seu último tento nessa temporada na goleada por 5-0 sobre o Burnley e além do gol marcado, deu o passe para Aubameyang marcar um dos 2 gols dele nesse jogo.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do Arsenal, Alexandre Lacazette disputou 39 partidas, fez 17 gols e proveu 5 assistências. Ainda convém lembrar que só pela Premier League, ele marcou 14 tentos e com isso, Lacazette foi o 8º maior goleador do campeonato. Quanto ao Arsenal, terminou a Premier League em 6º lugar, chegou até a semifinal da UEFA Europa League, foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lacazette na sua 1ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
39 *17 5 1 0 2758

* 17 gols dos quais 14 foram pela Premier League e 3 pela UEFA Europa League

2018-19

Após a saída de Arsène Wenger do comando do Arsenal ao término da temporada 2017-18, quem assume o comando do clube londrino é o espanhol Unai Emery e no início, o novo treinador o colocou no banco e assim sendo, nos 2 primeiros jogos dos Gunners nessa temporada, Lacazette entrou no decorrer dos jogos contra o Manchester City na estreia da Premier League 2018-19 e entrou novamente no decorrer das partidas diante do Chelsea e do West Ham nos jogos seguintes.

Em 2 de setembro de 2018, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o camisa 9 fez o seu primeiro jogo como titular sob o comando do novo treinador e nesta partida, fez um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Cardiff e além do gol marcado, deu o passe para Pierre-Emerick Aubameyang marcar o gol dele nesta partida.

Em 07/10/2018, em jogo da 8ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu primeiro doblete na temporada na goleada por 5-1 sobre o Fulham.

Em 03/11/2018, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Inglês, o centroavante francês evitou a derrota dos Gunners em pleno Emirates Stadium diante do Liverpool aos 37 minutos da segunda etapa; Arsenal e Liverpool empataram em 1-1.

Em 02/12/2018, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o camisa 9 dos Gunners marcou o terceiro gol da sua equipe na vitória por 4-2 no “North London Derby” (clássico entre Arsenal e Tottenham).

Em 9 de fevereiro de 2019, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Inglês, o centroavante francês marcou o segundo gol dos Gunners no triunfo por 2-1 sobre o Huddersfield Town no John’s Smith Stadium. Pela primeira vez desde que chegou ao Arsenal, Lacazette marcou gols em 3 jogos consecutivos; além do gol diante do Huddersfield Town, o francês marcou o primeiro tento na vitória por 2-0 sobre o Southampton e por fim, marcou o quinto tento da goleada por 5-1 sobre o Bournemouth.

Em 01/04/2019, em jogo da 32ª rodada da Premier League, o camisa 9 marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Newcastle e isso colocou o Arsenal em 3º lugar na tabela, 2 pontos a frente de Tottenham, Chelsea e Manchester United naquele instante.

Em 18/04/2019, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Europa League, Lacazette marcou o único gol da vitória sobre o Napoli da Itália.

Em 02/05/2019, no primeiro confronto da semifinal da UEFA Europa League, o centroavante francês marcou o seu segundo e último doblete da temporada na vitória por 3-1 sobre o Valencia da Espanha no Emirates Stadium. No segundo confronto entre as duas equipes em 09/05/2019, Lacazette marcou o seu último tento da temporada no triunfo por 4-2 sobre o clube espanhol fora de casa e além do gol marcado, contribuiu com uma assistência para 1 dos 3 gols de Aubameyang nesta partida. Posteriormente, os Gunners foram derrotados pelo Chelsea na final deste torneio e com isso, desperdiçaram a única chance que tinham de se classificar para a Liga dos Campeões 2019-20.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Gunners, Alexandre Lacazette disputou 49 partidas, fez 19 gols e proveu 13 assistências. Quanto ao Arsenal, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês, foi o vice-campeão da UEFA Europa League 2018-19, chegou até as quartas de final da Copa da Liga Inglesa e chegou até a 4ª rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de Lacazette na sua 2ª Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
49 *19 13 4 1 3327

* 19 gols dos quais 13 foram pela Premier League, 5 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2019-20

Em 17 de agosto de 2019, em jogo da 2ª rodada da Premier League, Lacazette marcou o seu primeiro tento nessa temporada no triunfo por 2-1 sobre o Burnley no Emirates Stadium.

Em 01/09/2019, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Inglês, o atacante francês marcou o seu 2º tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Tottenham. Apesar de ter feito o primeiro gol dos Gunners nessa partida, o camisa 9 teve de deixar o campo aos 22 minutos da segunda etapa para a entrada de Henrikh Mkhitaryan devido à uma lesão no tornozelo.

Após o jogo contra o Tottenham na 4ª rodada da Premier League, Lacazette voltou a jogar em 21/10/2019, jogo da 9ª rodada do campeonato nacional, ao qual entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo no lugar de Granit Xhaka, mas mesmo com ele em campo, o Arsenal foi derrotado pelo Sheffield United, perdeu esse jogo por 1-0.

Em 23/11/2019, em jogo da 13ª rodada da Premier League, o francês marcou o seu único doblete até aqui no empate em 2-2 com o Southampton no Emirates Stadium.

Após sofrer um revés por 2-1 ante o Eintracht Frankfurt da Alemanha no Emirates Stadium em 28/11/2019, Unai Emery não resistiu a mais um resultado ruim e como consequência, foi demitido e enquanto o clube procurava por um técnico, Freddie Ljungberg assumiu o comando do time.

Em 12/12/2019, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Europa League, o camisa 9 dos Gunners capitaneou o time e marcou de cabeça o primeiro gol do time no empate em 2-2 com o Standard Liège da Bélgica e com esse resultado, o clube londrino se classificou para a fase de mata-mata desse torneio. Pouco mais de uma semana depois, em 20/12/2019, os Gunners anunciaram que Mikel Arteta, até então auxiliar de Pep Guardiola do Manchester City, seria o novo treinador do clube.

Em 20 de fevereiro de 2020, no primeiro confronto da fase de 16 avos da Europa League, Lacazette marcou o único gol da vitória sobre o Olympiacos da Grécia fora de casa. No entanto, na semana seguinte, o time grego venceu a equipe inglesa por 2-1 no Emirates Stadium e com o critério do gol fora de casa, o Olympiacos seguiu adiante na competição.

Até aqui, Alexandre Lacazette marcou 9 tentos e proveu 3 assistências em 26 partidas disputadas.

  • Números de Lacazette na sua 3ª e atual Temporada no Arsenal
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
26 *9 3 6 0 **1793
    * 9 gols dos quais 7 foram pela Premier League e 2 pela UEFA Europa League
Títulos que conquistou no Arsenal
  • FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra 2017
  • O vídeo abaixo mostra 34 dos 45 gols que Lacazette marcou pelo Arsenal, todos os gols que ele marcou na Premier League
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de uma semana por Filip’s Arsenal

 

Números de Lacazette na Seleção Francesa

 

França

Seleções de Base

Lacazette foi destaque em todas as seleções de base da França, começando com a equipe sub-16 fazendo a sua estreia na vitória por 2-0 sobre Camarões, em 3 de abril de 2007, no Torneio Montaigu. Ele jogou 4 partidas desse torneio. Com a seleção sub-17, Lacazette foi regular e contribuiu para a classificação da equipe para o Campeonato Europeu Sub-17 de 2008. Na competição, ele marcou o gol da vitória por 2-1 sobre a Irlanda na fase de grupos. A França chegou à final, onde foi derrotada por 4-0 pela Espanha.

Com a seleção sub-18, Lacazette fez a sua estreia contra a Ucrânia. Ele jogou 10 dos 11 jogos como titular, mas marcou gol em apenas uma partida. Para a seleção sub-19, ele marcou o seu primeiro tento pela equipe em 4 de março de 2010 coincidentemente contra a Ucrânia. Em 07/06/2010, Lacazette foi um dos convocados pelo técnico Francis Smerecki para a disputa do Campeonato Europeu Sub-19. Neste torneio ao qual a França foi a campeã, a joia do Lyon marcou 3 gols sendo que 1 destes gols foi no triunfo por 2-1 sobre a Espanha na final.

Devido à vitória da França no Campeonato Europeu Sub-19 de 2010 realizado na Áustria, o país se classificou para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011 na Colômbia. Isso resultou em Lacazette atuando pela seleção francesa sub-20 neste torneio. Ele fez sua a estréia pela equipe sub-20 em 07/10/2010 em um amistoso contra Portugal. O jogo terminou empatado em 3-3 com Lacazette marcando o primeiro gol da partida.

Em 9 de fevereiro de 2011, Lacazette marcou o segundo gol da França na vitória por 2-1 sobre a Inglaterra em um amistoso.

Em 10/06/2011, o centroavante do Lyon foi um dos convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2011. Neste torneio, a França terminou em 4º lugar e Lacazette foi o maior goleador desta edição da Copa do Mundo Sub-20 com 5 gols marcados nesta competição, mas convém lembrar que além dele, Henrique Almeida da seleção brasileira e Álvaro Vázquez da seleção espanhola foram os artilheiros da Copa do Mundo Sub-20 de 2011.

Seleção Principal

Em 23 de maio de 2013, Lacazette foi convocado pela primeira vez pelo técnico Didier Deschamps para os jogos da seleção principal da França após o corte de Jérémy Ménez devido a uma lesão e assim sendo, em 05/06/2013, aos 13 minutos do segundo tempo no amistoso diante do Uruguai em Montevidéu – capital uruguaia -, o centroavante do Lyon substituiu Yoan Gourcuff, mas mesmo com ele em campo, a França perdeu para o Uruguai por 1-0 no mítico Estádio Centenário. Quatro dias depois, Lacazette jogou mais 20 minutos no amistoso contra o Brasil, ao qual a seleção brasileira levou a melhor e venceu por 3-0.

Após jogar duas partidas pela seleção principal da França, Lacazette só voltou a atuar com a camisa da seleção francesa no amistoso contra a Sérvia em 7 de setembro de 2014, um amistoso no qual as duas seleções empataram em 1-1.

Em 14/11/2014, em amistoso contra a Albânia, pela primeira vez desde que passou a ser convocado pela seleção principal, Lacazette iniciou uma partida entre os titulares, porém com gols de Mërgim Mavraj e de Antoine Griezmann respectivamente, as duas seleções empataram em 1-1.

Em 29 de março de 2015, em amistoso contra a Dinamarca, além de iniciar a partida entre os titulares, Lacazette marcou o seu primeiro gol pela seleção principal francesa no triunfo por 2-0 sobre a seleção dinamarquesa.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Após o amistoso diante da Dinamarca em março de 2015, Lacazette jogou mais 4 amistosos pela seleção francesa: na derrota por 4-3 diante da Bélgica, na derrota por 1-0 diante da Albânia, na goleada por 4-0 sobre a Armênia e em nova vitória por 2-1 sobre a Dinamarca respectivamente. Após estes 4 jogos, Lacazette só voltou a atuar pela seleção francesa em 2 de junho de 2017 em um amistoso diante do Paraguai, ao qual ele iniciou entre os titulares e contribuiu com uma assistência para o gol do meia Moussa Sissoko na goleada por 5-0 sobre a seleção paraguaia.

Posteriormente, Lacazette foi convocado para alguns jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018. Dentre essas partidas, ele esteve em campo na goleada por 4-0 sobre a Holanda em 31/08/2017, jogou os últimos 30 minutos do empate em 0-0 com Luxemburgo e atuou como titular no triunfo por 1-0 sobre a Bulgária respectivamente.

Lacazette celebrando um dos gols que marcou no amistoso contra a Alemanha

Em 14/11/2017, em um amistoso contra a Alemanha, Lacazette marcou os gols da França no empate em 2-2 com a seleção alemã e mesmo com esta grande atuação, desde então ele não jogou mais com a camisa da seleção francesa.

Em 17 de maio de 2018, o técnico Didier Deschamps anunciou os nomes dos 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia, porém o nome de Lacazette estava na lista de espera e como nenhum dos atacantes da seleção francesa se lesionou antes do início da Copa, Lacazette ficou de fora da Copa do Mundo FIFA de 2018 e mesmo sem contar com ele, a seleção francesa se sagrou bicampeã mundial.

Títulos que conquistou pela França
  • Campeonato Europeu Sub-19 de 2010
  • O vídeo abaixo mostra 2 dos 3 gols que Lacazette marcou com a camisa da seleção francesa
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há 2 anos atrás por Bengrizou

TOTAL

Pd Gm A CA CV Mj
16 3 1 1 624
Prêmios individuais
  • Chuteira de Bronze da Copa do Mundo Sub-20: 2011
  • Onze de Bronze: 2014–15
  • Melhor jogador da Ligue 1: 2014–15
  • Equipe ideal da Ligue 1: 2013–14, 2014–15, 2016–17
  • Jogador do mês da Ligue 1: Dezembro de 2014, Janeiro de 2015, Agosto de 2016
  • 94º melhor jogador do ano de 2016 (The Guardian)
  • 68º melhor jogador do ano de 2016 (Marca)
Artilharias
  • Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2011 (5 gols)
  • Ligue 1 2014-15 (27 gols)

Considerações Finais

Com base em todos os números apresentados até aqui pode-se concluir que Alexandre Lacazette é um jogador que é especialista em finalizações a gol e obviamente, em fazer gols e além disso, possui outras características que justificam os seus números, tais como: ritmo, equilíbrio, drible e também é capaz de chutar a gol com ambos os pés. Ele também pode atuar em outras funções além da posição de centroavante, pois no início da sua carreira no Lyon, Lacazette atuava como ponta direita e quando o técnico Rémi Garde mudou o seu posicionamento em campo, o rendimento de Lacazette evoluiu consideravelmente.

E para vocês? Alexandre Lacazette é um dos melhores centroavantes do futebol europeu da atualidade?

O post A Carreira de Alexandre Lacazette em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.



from Futebol Stats https://ift.tt/2ZJ4u4I
via IFTTT

Compartilhe!





Se inscreva no nosso canal




«
Próxima

Postagem mais recente

»
Anterior

Postagem mais antiga

Sobre Juninho

Nenhum comentário :

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here