Quando cita-se um dos melhores zagueiros da atualidade, o nome de Raphaël Varane que atualmente defende o Real Madrid da Espanha e que também atua pela Seleção Francesa, deve ser levado em conta.
Raphaël Xavier Varane nasceu em 25/04/1993 em Lille na França. Antes de iniciar a sua carreira como profissional, Varane deu os seus primeiros passos no futebol no Hellemmes de Lille. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira desse zagueiro? Quais feitos atingiu até aqui? Quais títulos conquistou?
Juvenil
Nascido em Lille, Raphaël Varane é filho de um pai martinicano e de uma mãe francesa, nascida numa cidade próxima a Lille (Saint-Amand-lex-Eaux). Antes de conhecer o futebol, Varane costumava jogar râguebi, mas não demorou muito para trocar esse esporte pelo futebol e sendo assim, no ano 2000 – quando tinha apenas 7 anos de idade -, ele deu os seus primeiros passos como jogador de futebol no AS Hellemmes, clube de uma cidade vizinha de Lille.
Em 2002, quando ainda tinha apenas 9 anos de idade, foi chamado para fazer testes no Racing Club de Lens, clube que é popularmente conhecido como Lens, e depois de passar por 3 testes, foi integrado nas categorias de base do clube. Como a maioria dos jovens da região contratada por Lens, Varane inicia seu treinamento no centro Liévin antes de passar a maior parte do tempo no centro de treinamento Gaillette.
A Carreira de Raphaël Varane em Números
Lens

Categorias de Base
Aos 13 anos de idade, a primeira grande adversidade que Varane teve de lidar, contraiu uma doença que afetava os seus joelhos e em decorrência disso, ficou por 8 meses sem jogar futebol, mas isso não o impediu de seguir em frente. Depois da recuperação, Varane queimou muitas etapas das categorias de base.
Na temporada 2008-09, juntamente com Thorgan Hazard e Geoffrey Kondogbia, se sagraram campeões do Championnat National des 16 ans (Campeonato Francês Sub-16). Depois de se destacar no time sub-16 do Lens, Varane foi imediatamente incluído na categoria sub-19 do clube, mesmo sendo 2 anos mais novo que a maioria dos seus colegas de time. Na temporada seguinte, o jovem zagueiro seguiu impressionando e isso lhe rendeu elogios de Éric Assadourian – técnico do time sub-19 do Lens naquela época – que afirmou que Varane era “o jogador mais consistente desde o início da temporada”.
Cientes de seu potencial, a diretoria do Lens ofereceu a Raphaël Varane um contrato profissional de 3 anos, com um opcional de mais anos de contrato, que o jovem zagueiro aceitou em abril de 2010. Na temporada seguinte (2009-10), ele ingressou na equipe b do Lens (Lens II), disputou alguns jogos do Campeonato Amador e se saiu bem nos confrontos contra atacantes adversários que eram mais velhos e experientes que ele. Após um bom desempenho nessa temporada, ao qual foi até nomeado capitão de equipe pelo técnico Olivier Bijotat, uma estreia na equipe principal do Lens era apenas uma questão de tempo.
2010-11
Em 16 de outubro de 2010, Varane foi integrado ao time principal do Lens por Jean-Guy Wallemme – técnico do Lens naquela época – e no dia seguinte, viu do banco os “Sang et Or” – Lens – empatar em 0-0 com o Rennes na 9ª rodada da Ligue 1 (Campeonato Francês).
Devido à lesão do zagueiro Alaeddine Yahia, Varane ganhou a oportunidade de iniciar o jogo da 11ª rodada da Ligue 1 em 07/11/2010 como titular e na estreia do jovem zagueiro de 17 anos, vitória dos “Sang et Or” por 2-0 sobre o Montpellier. Após o jogo, Varane foi muito elogiado por Éric Chelle – seu companheiro de zaga -, por David Pollet e também por Wallemme.
Antes da pausa de inverno – o campeonato pára antes do Natal e só retorna na segunda semana de janeiro -, o jovem zagueiro de 17 anos disputou 3 dos 5 jogos do Lens na Ligue 1, sendo 2 destes como titular. Além disso, após o empate em 2-2 com o Bordeaux em 22/12/2010, Jean-Guy Wallemme foi demitido e com a saída dele, o clube resolveu apostar as suas fichas no romeno László Bölöni.
Em 1º de fevereiro de 2011, o Lens ativou mais 2 anos de contrato com o jovem zagueiro e com isso, prorrogaram o contrato dele até junho de 2015. Dois dias depois, Varane foi convocado por Erick Mombaerts, treinador especialista em lançar jovens como Yann M’Vila e Mamadou Sakho, para os jogos da seleção sub-20 da França diante da Eslováquia em 08/02/2011. Posteriormente, foi convocado novamente para os jogos da seleção sub-20 no mês de março.
Em 07/05/2011, em jogo da 34ª rodada da Ligue 1, Raphaël Varane marcou o seu primeiro gol como profissional no empate em 1-1 com o Caen. Uma semana depois, em 15/05/2011, em jogo da 36ª rodada da Ligue 1, o jovem zagueiro de 18 anos marcou de cabeça nos acréscimos do segundo tempo, o gol que evitou a derrota do Lens diante do Monaco e com isso, as duas equipes empataram em 1-1. Apesar da atuação de Varane nesse jogo, o Lens tinha obrigação de vencer a partida e como isso não ocorreu, o clube acabou sendo rebaixado para a Ligue 2 (2ª divisão do futebol francês).
Em 21/05/2011, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Francês, com apenas 18 anos de idade, Varane capitaneou o time, contudo o Lens perdeu para o Arles por 1-0 em pleno Stade Bollaert-Delelis (estádio do RC Lens).
Em suma, na sua primeira temporada como profissional, Raphaël Varane disputou 24 partidas e fez 2 gols. Quanto ao Lens, além de ter terminado o Campeonato Francês em penúltimo lugar (19º) e foi eliminado nas primeiras fases da Copa da França e da Copa da Liga Francesa.
- Números de Varane na sua 1ª e última Temporada no Lens
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2010-11 |
| 24 | *2 | 0 | 3 | 0 | 2066 |
Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados
* Gols válidos pela Ligue 1
- O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Varane com a camisa do Lens na temporada 2010-11
- Esse vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 8 anos por ManarNEgypt
Real Madrid

2011-12
Eleito a revelação do Racing Club de Lens na temporada 2010-11, Varane passou a ser cobiçado por 3 grandes equipes do futebol europeu: Manchester United da Inglaterra, Paris Saint-Germain da França e Real Madrid da Espanha. Com a queda do Lens para a 2ª divisão do Campeonato Francês, a permanência dele no clube era inevitável e não demorou muito para as ofertas chegarem na mesa de Gervais Martel, presidente do Lens.
Durante o período de estudos para um grande exame nacional para ingressar numa faculdade, Varane visitou as instalações do Real Madrid pouco antes da data de seu exame e decidiu ingressar no Real sob o conselho de Zinédine Zidane, conselheiro do presidente Florentino Pérez. Em uma entrevista à revista France Football em 2014, Varane contou que, quando ainda era um valor promissor do Lens, recebeu uma ligação de Zidane e pediu para que retornasse a ligação mais tarde. O motivo: estava estudando para o Baccalaureat, que é uma qualificação acadêmica que serve como método para ingressar no ensino superior – uma espécie de Enem. É isso mesmo, Varane “esnobou” Zidane!
Nessa época, o hoje técnico do Real Madrid, que já era um ídolo dos merengues (Real Madrid), estava tentando convencer Varane a ir para o clube espanhol.
“Eu estava bem no meio da minha revisão, e meu telefone não parava de tocar por conta da minha futura transferência”, contou Varane. “Com 18 anos, você não necessariamente tem a experiência para lidar com esse tipo de situação. Para a sorte de todas as partes, essa ligação acabaria com uma resposta positiva. [1]
Em 22 de junho de 2011, o Martel confirmou durante uma sessão de perguntas e respostas com os apoiadores do Lens que ele havia aceitado a oferta do Real, no valor de 10 milhões de euros (cerca de 58,1 milhões de reais). Cinco dias depois, o jogador passa nos exames médicos e assina oficialmente um contrato de 6 temporadas. Ao mesmo tempo, ele se torna o jogador mais jovem recrutado por Florentino Pérez. Além disso, Varane também obteve o seu bacharelado econômico e social em 05/07/2011.
Depois de participar das turnês de verão do clube, Varane fica à espera de uma oportunidade de jogar durante os primeiros jogos oficiais do Real e eis que a oportunidade aparece; antes do jogo da 5ª rodada da La Liga (Campeonato Espanhol), José Mourinho – técnico do Real Madrid naquela época – sabia que não podia contar com Fábio Coentrão e também não podia contar com Pepe e sendo assim, em 21/09/2011 o técnico promoveu a estreia do zagueiro de 18 anos como titular em um jogo no qual o time merengue empatou em 0-0 com o Racing Santander.
Três dias após a sua estreia pelo novo clube (24/09/2011), com a confirmação da lesão de Ricardo Carvalho, Varane foi novamente escalado entre os titulares e no seu segundo jogo com a camisa dos “Blancos” – Real Madrid – marcou o seu primeiro gol na goleada por 6-2 sobre o Rayo Vallecano. Com o tento marcado nesse jogo, Raphaël Varane se tornou o jogador mais jovem estrangeiro a marcar um gol com o time merengue e o 4º na história da La Liga.
Em 27/09/2011, na estreia do Real Madrid na fase de grupos dessa edição da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), o zagueiro francês jogou sua a sua primeira partida nesse torneio no Santiago Bernabéu – estádio do Real Madrid – contra o Ajax da Holanda, jogo no qual o time espanhol venceu por 3-0. Ainda convém lembrar que Varane se tornou o 3º jogador do Real Madrid mais jovem da história a jogar uma partida de Liga dos Campeões, ficando atrás apenas de Raúl González e de Iker Casillas.
Com os retornos de Ricardo Carvalho e Pepe, Varane retorna ao banco de reservas, mas sempre a disposição de José Mourinho e em 20/12/2011, no segundo confronto da 4ª fase da Copa do Rei contra o Ponferradina, o jovem zagueiro francês ganhou mais uma chance entre os titulares e marcou o seu 2º e último tento nessa temporada em um jogo no qual o Real Madrid venceu por 5-1.
Com a baixa de Ricardo Carvalho, ganhou nova chance entre os titulares em 4 de abril de 2012 no segundo confronto das quartas de final da Liga dos Campeões contra o APOEL Nicosia do Chipre, partida na qual os “Blancos” venceram por 5-2.
Em suma, na sua 1ª temporada com o time merengue, Raphaël Varane disputou 14 partidas, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Real Madrid, foi campeão dessa edição da La Liga, foi vice-campeão da Supercopa da Espanha, chegou até a semifinal da UEFA Champions League e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Rei.
- Números de Varane na sua 1ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2011-12 |
| 15 | *2 | 1 | 0 | 0 | 1220 |
* 2 gols dos quais 1 foi pela La Liga e outro pela Copa do Rei
2012-13
Antes do início dessa temporada, Varane passou a ser o camisa número 2 do time merengue. Por outro lado, o antigo dono dessa camisa – Ricardo Carvalho – passou a ser o camisa número 11.
Em 9 de agosto de 2012, quando a maioria dos campeonatos europeus ainda não havia começado, o jovem zagueiro de 19 anos é convocado pela primeira vez para os jogos da Seleção principal da França. De volta a Madri, o jovem zagueiro não jogou por mais de um mês e sendo assim, viu do banco a conquista do título da Supercopa da Espanha sobre o grande rival Barcelona e a sua presença no banco de reservas gerou rumores que ele seria emprestado, o que acabou não acontecendo.
Em 18/09/2012, na estreia do Real Madrid na fase de grupos dessa edição da UEFA Champions League, Varane atuou pela primeira vez nessa temporada. Ele jogou os 90 minutos de um jogo no qual os “Blancos” venceram o Manchester City por 3-2 no Santiago Bernabéu.
Em 30/09/2012, em jogo da 6ª rodada da La Liga, Varane jogou pela primeira vez como titular no campeonato e na sua “estreia”, o Real Madrid aplicou uma goleada de 5-1 sobre o Deportivo La Coruña. Vale destacar que o jovem zagueiro francês foi ganhando a confiança de Mourinho aos poucos e consequentemente, foi se firmando como titular do time no decorrer dessa temporada.
No início do ano de 2013, as aparições de Varane em campo se tornaram mais frequentes. Em 30/01/2013, no primeiro confronto da semifinal da Copa do Rei contra o Barcelona, o jovem defensor francês evitou a derrota dos “Blancos” em pleno Santiago Bernabéu quando marcou gol de cabeça aos 36 minutos da segunda etapa. Sendo assim, esse jogou acabou empatado em 1-1. Convém lembrar que essa foi a primeira vez que ele participa do “El Clásico” (nome dado ao clássico entre Barcelona e Real Madrid). O gol fez dele o jogador mais jovem da história do Real Madrid a marcar contra o Barça, apagando o recorde anteriormente detido por Raúl.
Além disso, Varane também se tornou o segundo estrangeiro mais jovem a marcar um gol numa edição do “El Clásico” e isso só o fez ficar atrás de Lionel Messi da equipe rival. E não pára por aí, o jovem defensor francês recebeu inúmeros elogios de Emilio Butragueño que o qualificou a atuação do zagueiro como “sensacional”. No dia seguinte, ele foi convocado para a seleção para um jogo contra a Alemanha, mas devido à uma lesão no tendão direito, teve de ser cortado da convocação.
Em 13/02/2013, no primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Manchester United da Inglaterra, Varane foi novamente escalado na defesa central como titular de uma partida na qual as duas equipes empataram em 1-1 no Santiago Bernabéu. Posteriormente, o Real Madrid buscou a classificação para a fase seguinte em solo inglês, derrotando o United no Old Trafford por 2-1.
Em 26/02/2013, no segundo jogo da semifinal da Copa do Rei, Varane marcou o seu segundo e último tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Barcelona em pleno Camp Nou (estádio do time rival). Com esse resultado, o time merengue se classificou para a final dessa edição da Copa do Rei.
Pouco antes do final de sua temporada convincente em 11/05/2013, o jovem defensor francês sofreu uma ruptura do menisco em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, ao qual o Real Madrid empatou em 1-1 com o Espanyol. Ele sofreu essa lesão após contato com Mubarak Wakaso. Portanto, ele perdeu a final da Copa do Rei, a turnê dos “Les Bleus” pela América do Sul e a Copa do Mundo Sub-20 (vencida pela França), já que ele teria de ficar fora dos gramados por pelo menos 6 semanas.
Em suma, na sua 2ª Temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 33 partidas e fez 2 gols. Quanto ao Real Madrid, além de ter sido campeão da Supercopa da Espanha, foi vice-campeão do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei e chegou até a semifinal da Liga dos Campeões.
- Números de Varane na sua 2ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2012-13 |
| 33 | *2 | 0 | 1 | 0 | 2623 |
* Gols válidos pela Copa do Rei
2013-14
Mais de 4 meses após a cirurgia no menisco, Varane retomou os treinos do Real Madrid, mas agora sob as ordens de um novo treinador, Carlo Ancelotti.
Em 2 de outubro de 2013, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Varane atuou como titular pela primeira vez desde a cirurgia no menisco e no seu retorno aos gramados, o Real Madrid venceu o Copenhague da Dinamarca por 4-0. No dia seguinte, ele foi convocado por Didier Deschamps para os jogos da Seleção Francesa, Deschamps sempre o considerou importante para o futuro da seleção.
Em 05/10/2013, em jogo da 8ª rodada da La Liga, o jovem zagueiro francês jogou a sua primeira partida nesse campeonato e deu o passe para Álvaro Morata marcar o segundo gol da vitória por 3-2 sobre o Levante no Ciutat de València (estádio do Levante).
Em 05/11/2013, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Varane errou nos gols sofridos no empate em 2-2 com a Juventus em Turim, na Itália. A primeira falha ocorreu quando ele cometeu o seu primeiro pênalti da carreira, após uma entrada na grande área em Paul Pogba, seu companheiro de seleção e a segunda falha ocorreu no gol de cabeça de Fernando Llorente, pois o jovem defensor estava próximo, mas mesmo assim não conseguiu anular Llorente.
Devido à uma nova lesão, dessa vez sofreu uma lesão no joelho, Varane teve de ficar no “estaleiro” por mais 2 meses fora de ação. Em 2 de fevereiro de 2014, em jogo da 22ª rodada da La Liga, Varane retornou a campo, entrou no jogo aos 44 minutos da segunda etapa no lugar de Daniel Carvajal. No retorno do francês aos gramados, o Real Madrid empatou em 2-2 com o Athletic Bilbao fora de casa.
Por ter ficado fora dos gramados em muitos jogos nessa temporada, Varane perdeu o seu lugar na defesa central e com a ausência dele, Sergio Ramos e Pepe é que formavam a dupla de zaga do Real Madrid, mas por opção de Ancelotti, o zagueiro francês e Sergio Ramos formaram a dupla de zaga do time merengue na final da UEFA Champions League 2013-14 que foi vencida pelo Real Madrid, essa foi a 10ª vez que o clube se sagrava campeão dessa competição e a trajetória do time rumo a conquista desse título foi assim> após o sorteio, definiu-se que os “Blancos” disputariam vaga para a fase seguinte com o Copenhague da Dinamarca, Juventus da Itália e com o Galatasaray da Turquia.
Ao término da fase de grupos, o Real Madrid somou 16 pontos em 6 rodadas – 5 vitórias e 1 empate – e com isso, terminou na liderança do grupo B e se classificou para a fase de mata-mata do torneio. Convém lembrar que devido às lesões, Varane jogou apenas 2 desses 6 jogos.
Nas oitavas de final, o time merengue enfrentou o Schalke 04 da Alemanha e com um placar agregado de 9-2 – vitórias por 6-1 na Veltins-Arena e por 3-1 no Santiago Bernabéu -, se classificou para a fase seguinte da competição. Varane jogou a partida da volta, pois a de ida viu o jogo do banco.
Nas quartas de final, os “Blancos” enfrentaram mais uma time alemão, Borussia Dortmund, e com um placar agregado de 3-2 – vitória por 3-0 no Bernabéu e derrota por 2-0 no Signal-Iduna Park -, seguiram adiante na competição. Convém lembrar que o jovem zagueiro francês jogou apenas os últimos minutos do segundo confronto.
Na semifinal, o Real Madrid enfrentou outra equipe alemã, Bayern de Munique, e com um placar agregado de 5-0 – vitória por 1-0 no Bernabéu e goleada por 4-0 na Allianz Arena -, se classificou para a final dessa edição da Liga dos Campeões. Varane jogou pouco mais dos 15 minutos finais dos 2 jogos.
Em 24 de maio de 2014, o Estádio da Luz em Lisboa, Portugal, foi o palco da final “madrileña” – Real Madrid x Atlético de Madrid – e com um gol de cabeça do seu companheiro de zaga na final, Sergio Ramos, os “Blancos” empataram a partida nos acréscimos do tempo regulamentar e na prorrogação, o Real Madrid sobrou e venceu por 4-1 e sendo assim, o clube se sagrou campeão da UEFA Champions League 2013-14. Vale destacar que Varane se tornou o mais jovem vencedor francês da competição e quebrou o recorde de Nicolas Anelka com este mesmo Real Madrid na temporada 1999-00.
Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 23 partidas e proveu uma assistência. Quanto ao Real Madrid, foi campeão de todas as competições que disputou nessa temporada, com exceção do Campeonato Espanhol, competição na qual terminou em 3º lugar.
- Números de Varane na sua 3ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2013-14 |
| 23 | 0 | 1 | 3 | 0 | 1597 |
2014-15
No início de sua 4ª temporada com a camisa do time merengue, sabe-se que Varane é o 3º zagueiro na hierarquia que compõe a zaga do time. No entanto, diferentemente do que ocorreu na temporada anterior, dessa vez o defensor francês conseguiu obter mais minutos em campo compensando as ausências sucessivas de Pepe e Sergio Ramos, jogando em particular no segundo confronto da decisão da Supercopa da Espanha em 22 de agosto de 2014, jogo no qual o Real perdeu por 1-0 e como as duas equipes haviam empatado em 1-1 no primeiro confronto, o Atleti ficou com o título dessa competição. Posteriormente, o jovem zagueiro francês de 21 anos também passou a ser o titular do time nos jogos da Liga dos Campeões.
Em 18/09/2014, Varane assinou um novo contrato com o Real Madrid, contrato no qual estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2020.
Em 29/10/2014, no primeiro confronto da 4ª fase da Copa do Rei, pela primeira vez na sua carreira como profissional, Varane marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na goleada por 4-1 sobre o Cornellà. No segundo confronto, o camisa 2 jogou o primeiro tempo da goleada por 5-0 sobre o Cornellà. Posteriormente, o Real Madrid foi eliminado pelo Atlético de Madrid na fase seguinte.
Em suma, em mais uma temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 46 partidas e fez 2 gols. Quanto ao Real Madrid, foi campeão do Mundial Interclubes da FIFA e da Supercopa da UEFA, foi vice-campeão da Supercopa da Espanha e da La Liga, chegou até a semifinal da Liga dos Campeões e caiu nas oitavas de final da Copa do Rei.
- Números de Varane na sua 4ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2014-15 |
| 46 | *2 | 0 | 2 | 0 | 3419 |
* Gols válidos pela Copa do Rei
2015-16
Após o fim da temporada 2014-15, o Real Madrid não renovou o contrato de Ancelotti e com a saída dele, Rafa Benítez assume o comando do time.
Com a mudança de treinador, isso mudou a hierarquia da defesa central do Real Madrid no início dessa temporada e com isso, Varane passou a ser titular em definitivo. Assim sendo, ele faz parte do time titular do Real Madrid em 12 dos 13 primeiros jogos do time na temporada, onde os “Blancos” se destacam por ser a melhor defesa do campeonato espanhol.
No entanto, Benitez é substituído durante a temporada por Zinedine Zidane. O técnico francês favorece na segunda metade da temporada a dupla Pepe e Sergio Ramos na defesa. Além de ser o reserva desses 2 zagueiros que tinham mais experiência, em 22 de maio de 2016, o defensor francês sofreu uma lesão no músculo do bíceps femoral esquerdo. Com sua convalescença estimada em 4 semanas, isso fez com que ele desistisse de jogar a final da Liga dos Campeões, onde o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid nos pênaltis e depois, também teve de abrir mão da disputa da Euro 2016 que realizar-se-ia na França, pelo qual ele seria titular.
Em suma, em mais uma temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 33 partidas. Quanto ao Real Madrid, além de ter sido o campeão da UEFA Champions League, foi vice-campeão do Campeonato Espanhol e eliminado da 4ª fase da Copa do Rei devido à escalação de um jogador irregular.
- Números de Varane na sua 5ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2015-16 |
| 33 | 0 | 0 | 5 | 1 | 2619 |
2016-17
Depois de perder a final da UEFA Champions League 2015-16 e a Euro 2016, Varane voltou a jogar pelo time merengue e antes do início dessa temporada, mudou o número da sua camisa, o antes camisa 2 agora passa a ser o camisa número 5. Ainda convém lembrar que a 5 do Real Madrid já foi usada pelo seu treinador, Zinedine Zidane.
Em 9 de agosto de 2016, o zagueiro francês atuou como titular na decisão da Supercopa da UEFA, a qual os “Blancos” venceram o Sevilla por 3-2 na prorrogação. Vale ressaltar que nessa temporada, Varane finalmente se firmou como titular.
Em 27/09/2016, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o novo camisa 5 do time merengue marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Borussia Dortmund da Alemanha fora de casa.
Em 15/10/2016, em jogo da 8ª rodada da La Liga, o zagueiro francês marcou o seu 2º tento nessa temporada na goleada por 6-1 sobre o Real Bétis em pleno Benito Villamarín (estádio do Bétis).
Em 22/11/2016, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Varane marcou o primeiro gol do Real Madrid no triunfo por 2-1 sobre o Sporting de Portugal.
Em 4 de janeiro de 2017, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Rei, o defensor francês marcou o seu 4º e último tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Sevilla.
Após as boas atuações na primeira metade dessa temporada, Varane teve de lidar com problemas físicos, lesões, na segunda metade dessa temporada, mas ainda assim, conseguiu se recuperar a tempo de jogar a final da UEFA Champions League 2016-17 contra a Juventus da Itália e a trajetória do time merengue rumo a conquista da “Duodecima” – 12º título de Liga dos Campeões – foi assim> Após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Real Madrid disputaria a vaga para a fase de mata-mata com o Borussia Dortmund da Alemanha, Legia Varsóvia da Polônia e com o Sporting de Portugal. Ao término da fase de grupos, os “Blancos” somaram 12 pontos em 6 rodadas – 3 vitórias e 3 empates – e com isso, terminou em 2º lugar no grupo e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata do torneio.
Nas oitavas de final, o Real Madrid enfrentou o Napoli da Itália e após uma vitória por 3-1 em solo italiano. No segundo confronto, sem o camisa 5 que estava lesionado, o time merengue repetiu o placar do primeiro jogo e sendo assim, se classificou para a fase seguinte.
Nas quartas de final, os “Blancos” enfrentaram sem Varane o Bayern de Munique da Alemanha e após uma vitória por 2-1 na Allianz Arena em Munique, o time espanhol perdeu por 2-1 no tempo regulamentar no Santiago Bernabéu e como consequência, as duas equipes tiveram de jogar a prorrogação, onde os merengues sobraram e venceram essa partida por 4-2.
Na semifinal, já recuperado, Varane jogou mais um “dérbi madrileño” – clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid – e assim como ocorreu anteriormente, os “Blancos” levaram a melhor novamente e com um placar agregado de 4-2 – vitória por 3-0 do Real no primeiro jogo e derrota por 2-1 no segundo confronto -, se classificaram para a final da UEFA Champions League 2016-17.
Em 03/06/2017, o Millennium Stadium em Cardiff, País de Gales, foi o palco da final entre Real Madrid e Juventus, partida vencida pela time espanhol por 4-1 e com esse triunfo, o time merengue se sagrou campeão pela 12ª vez da sua história dessa competição.
Em suma, em mais uma temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 39 partidas, fez 4 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Real Madrid, foi campeão de tudo o que disputou – Liga dos Campeões, Mundial Interclubes, Supercopa da UEFA e Campeonato Espanhol -, salvo a Copa do Rei onde foi eliminado nas quartas de final.
- Números de Varane na sua 6ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2016-17 |
| 39 | *4 | 2 | 1 | 0 | 3381 |
* 4 gols dos quais 2 foram pela UEFA Champions League, 1 pela La Liga e 1 pela Copa do Rei
2017-18
Após a saída de Pepe para o Besiktas da Turquia, Varane se firma definitivamente como titular no Real Madrid.
Em 27 de setembro de 2017, o zagueiro francês renovou com o time merengue, estendeu o seu vínculo com o clube até junho de 2022.
Em 26 de maio de 2018, Varane jogou a final dessa edição da Liga dos Campeões e pela 3ª vez seguida, o Real Madrid se sagrou campeão desse torneio e a trajetória do time merengue rumo a conquista da “Tridecima” – 13º título – foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Real Madrid teria de jogar contra o Tottenham da Inglaterra, Borussia Dortmund da Alemanha e APOEL Nicosia do Chipre. Ao término dessa fase, o Real Madrid somou 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e uma derrota – e com isso, terminou na 2ª colocação do grupo e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata da UEFA Champions League 2017-18.
Nas oitavas de final, os “Galácticos” – Real Madrid – enfrentaram o Paris Saint-Germain da França e com um placar agregado de 5-2 – vitórias por 3-1 no Bernabéu e por 2-1 no Parc des Princes – e com isso, se classificou para a fase seguinte.
Nas quartas de final, o time merengue enfrentou a Juventus da Itália e após uma vitória por 3-0 fora de casa no primeiro confronto, acreditava-se que a classificação para a fase seguinte já estava garantida, porém o time italiano surpreendeu e quase saiu do Santiago Bernabéu com a vaga, mas isso não aconteceu graças a um gol de pênalti de Cristiano Ronaldo no final do jogo e mesmo com a derrota por 3-1, o time espanhol seguiu adiante no torneio.
Na semifinal, os “Blancos” enfrentaram o Bayern de Munique da Alemanha e com um placar agregado de 4-3 – vitória por 2-1 na Allianz Arena e empate em 2-2 no Bernabéu -, se classificaram para a final da UEFA Champions League 2017-18.
No palco da final, Estádio Olímpico de Kiev na Ucrânia, o Real Madrid venceu o Liverpool por 3-1 e conquistou o seu 13º título de Liga dos Campeões.
Em suma, em mais uma temporada com a camisa do time merengue, Raphaël Varane disputou 44 partidas e proveu duas assistências. Quanto ao Real Madrid, foi campeão da Supercopa da UEFA, da Supercopa da Espanha, do Mundial Interclubes da FIFA e também da UEFA Champions League. Além disso, terminou em 3º lugar no Campeonato Espanhol e chegou até as quartas de final da Copa do Rei.
- Números de Varane na sua 7ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2017-18 |
| 44 | 0 | 2 | 4 | 0 | 3801 |
2018-19
Após a conquista do 3º título da Liga dos Campeões, Zidane optou por deixar o comando do Real Madrid e com a saída dele, o clube trouxe o ex-treinador da Seleção da Espanha, Julen Lopetegui.
Citado entre os candidatos à Bola de Ouro, o zagueiro é o favorito de Noël Le Graët – Presidente da Federação Francesa de Futebol – em uma entrevista concedida em 10 de outubro de 2018. Apesar de ter tido um ótimo ano (2018), teve um desempenho muito abaixo do seu nível habitual no início dessa temporada e como consequência, Raphaël Varane vê a bola de ouro escapar dele. Na classificação, terminou em 7º lugar, o que o colocou no pódio ao nível de representantes franceses, atrás de Antoine Griezmann e Kylian Mbappé.
No dia seguinte da goleada sofrida por 5-1 no “El Clásico”, 29/10/2018, Lopetegui não resistiu a pressão e como consequência, foi demitido do cargo de treinador do time merengue e com a saída dele, o clube resolveu efetivar Santiago Solari que até então era o treinador do time b do Real, o Real Madrid Castilla.
Em 3 de janeiro de 2019, em jogo da 17ª rodada da La Liga, o camisa 5 dos “Blancos” marcou o seu primeiro tento nessa temporada no empate em 2-2 com o Villareal fora de casa.
Em 10/03/2019, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, o defensor francês marcou o seu 2º e último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Real Valladolid em pleno Nuevo José Zorrilla (estádio do Valladolid). Mesmo com esse ótimo resultado, Santiago Solari foi demitido, o motivo foi a eliminação diante do Ajax da Holanda nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Com a saída de Solari, Zinedine Zidane volta a ser o técnico do Real Madrid.
Em suma, em mais uma temporada com a camisa dos “Blancos”, Raphaël Varane disputou 43 partidas e fez 2 gols. Quanto ao Real Madrid, foi campeão do Mundial Interclubes da FIFA, foi vice-campeão da Supercopa da UEFA, terminou em 3º lugar no Campeonato Espanhol, chegou até a semifinal da Copa do Rei e caiu nas oitavas de final da UEFA Champions League.
- Números de Varane na sua 8ª Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2018-19 |
| 43 | *2 | 0 | 1 | 1 | 3775 |
* Gols válidos pela La Liga
2019-20
Em 7 de dezembro de 2019, em jogo da 16ª rodada da La Liga, Varane marcou o seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Espanyol no Santiago Bernabéu.
Em 4 de janeiro de 2020, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 5 dos “Blancos” marcou de cabeça o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Getafe fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato, em 18/01/2020, o zagueiro francês chegou a marca de 300 jogos com a camisa do Real Madrid e para celebrar essa ocasião, vitória por 2-1 sobre o Sevilla.
Em 29/01/2020, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Rei, Varane marcou o seu 3º tento nessa temporada na goleada por 4-0 sobre o Real Zaragoza. Posteriormente, o Real Madrid foi eliminado pela Real Sociedád na fase seguinte.
Até aqui, Raphaël Varane marcou 3 gols e proveu uma assistência em 33 partidas disputadas.
- Números de Varane na sua 9ª e atual Temporada no Real Madrid
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj na temporada 2019-20 |
| 33 | *3 | 1 | 3 | 0 | **3000 |
* 3 gols dos quais 2 foram pela La Liga e 1 pela Copa do Rei
** a temporada 2019-20 estava em andamento, mas devido à pandemia do COVID-19 (Coronavírus), essa temporada está momentaneamente suspensa
Títulos que conquistou no Real Madrid
|
- O vídeo abaixo mostra todos os gols (de cabeça) que Varane marcou com a camisa do Real Madrid
- Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de janeiro de 2020 por wowdotid
Números de Varane na Seleção Francesa
França

Seleções de Base
Seleção Principal
Copa do Mundo FIFA de 2014
- Desempenho de Varane na Copa do Mundo FIFA de 2014
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj |
| 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 389 |
Copa do Mundo FIFA de 2018
- Desempenho de Varane na Copa do Mundo FIFA de 2018
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj |
| 7 | 1 | 0 | 0 | 0 | 630 |
- O vídeo abaixo mostra todos os gols da carreira de Varane de 2010 até 2018
- Este vídeo foi publicado no YouTube em 10 de agosto de 2018 por MATHFOOT 14
Liga das Nações da UEFA A
- Desempenho de Varane na Liga das Nações da UEFA 2018-19
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj |
| 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 360 |
Eliminatórias da Euro 2020
Títulos que conquistou pela França
|
TOTAL
| Pd | Gm | A | CA | CV | Mj |
| 64 | 5 | 1 | 1 | 1 | 5521 |
Prêmios individuais
- FIFPro World XI: 2018
- Seleção da Liga dos Campeões 2017-18
Considerações Finais
O post A Carreira de Raphaël Varane em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.
from Futebol Stats https://ift.tt/3aCLRB6
via IFTTT


Nenhum comentário:
Postar um comentário