O dia 25 de março é o mais especial do ano para o torcedor do Atlético-MG. Há 112 anos, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro era fundado no Estado de Minas Gerais, ganhando a simpatia de uma torcida que só aumentou de tamanho ao longo dos anos e se tornou uma das mais apaixonadas do país.
Conhecido nacionalmente e internacionalmente, o Galo, como é carinhosamente chamado por sua base de torcedores, foi fundado em 1908 por um grupo de estudantes que se reunia no Parque Municipal, em Belo Horizonte e deram origem ao clube. O pioneirismo da equipe mineira ficou evidenciado em 1937, quando o Atlético se sagrou o primeiro campeão interestadual do Brasil, levantando a taça da Campeões do Brasil, torneio embrionário do Campeonato Brasileiro.
Na década de 50, um novo capítulo do futebol nacional foi aberto pelo time mineiro. Em ação inédita, o Galo excursionou pela Europa para enfrentar adversários da Alemanha, Austria, Bélgica, Luxemburgo e França; Ao todo, a equipe somou seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
ATLÉTICO MG – O 1º CAMPEÃO BRASILEIRO DA HISTÓRIA
Em 1971, o Atlético-MG colocou mais um asterisco importante na sua gloriosa história e se sagrou campeão da 1ª edição do Campeonato Brasileiro de futebol. No triangular final da competição, que era disputada neste formato na época, o time mineiro superou São Paulo e Botafogo para garantir o título inédito. O Galo ainda contou com o artilheiro da competição, Dario, autor de 15 gols naquela temporada.
No cenário local, a disputa e a rivalidade com o Cruzeiro é alimentada pelos quantidade de titulos mineiros conquistados pela dupla. Atualmente, o Atlético-MG lidera a disputa com 44 titulos somados. O auge do domínio alvinegro aconteceu entre 1978 e 1983, quando o clube conquistou o hexacampeonato estadual; Naquela geração, o galo contava com grandes jogadores como Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cereza, João Leite, Luizinho, entre outros.
ATLÉTICO MG – O TÍTULO DA LIBERTADORES EM 2013
Com um dos melhores elencos do futebol brasileiro nos últimos anos, o Atlético-MG conseguiu romper de vez a barreira nacional e conquistou o maior título de sua história em 2013, levando para casa a taça da Copa Libertadores da América. Comandado pelo técnico Cuca fora de campo e pela dupla Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli dentro dele, o Galo venceu a Olímpia em uma decisão emocionante, que consagrou o goleiro Victor como um dos maiores heróis da história do clube.
No ano seguinte, a consagração nacional do Galo estaria completa com o título da Copa do Brasil contra o maior rival, Cruzeiro. Em 2020, o Atlético-MG é comandado pelo técnico Jorge Sampaoli e disputa atualmente o Campeonato Brasileiro da Série A e também o Campeonato Mineiro.
🥳 PARABÉNS AO CLUBE MAIS POPULAR DE MINAS! AQUI É #GALO, #¥*&@!
🏠🏴 Coloque a sua bandeira na janela! Vamos comemorar juntos!#EmCasaAGenteViraOJogo #Galo112Anos pic.twitter.com/xVelHaOsZk
— Atlético (de🏠) (@Atletico) March 25, 2020
OS NÚMEROS DO ATLÉTICO-MG NA HISTÓRIA
TÍTULOS
Conmebol Libertadores – 1 (2013)
Copa Conmebol – 2 (1992 e 1997)
Recopa Sul-Americana – 1 (2014)
Campeonato Brasileiro – 1 (1971)
Copa do Brasil – 1 (2014)
Campeonatos Estaduais – 44
Campeonato Brasileiro Série B – 1 (2016)
Copa dos Campeões do Brasil – 1 (1978)
Copa do Campeões Estaduais – 1 (1937)
MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA
Reinaldo – 255 gols
TÉCNICO COM MAIS JOGOS PELO CLUBE
Telê Santana – 434 jogos
ATLETAS COM MAIS JOGOS DISPUTADOS PELO CLUBE
Reinaldo – 475
Victor – 419
Leonardo Silva – 377
Números do Atlético-MG na temporada – Veja as estatísticas, artilheiros e melhores assistentes (24/03)
Aqui no Futebol Stats você acompanha tudo sobre os campeonatos nacionais e os internacionais. Portanto, acesse nossa página para saber onde assistir os jogos de Futebol Ao Vivo, e saiba onde assistir todos os jogos de hoje. Assim também, não deixe de acessar a nossa página do Torcedômetro veja o ranking e vote em qual time tem a maior torcida do Brasil.
O post Atlético-MG 112 Anos – Galo comemora aniversário apareceu primeiro em Futebol Stats.
from Futebol Stats https://ift.tt/3afjCJr
via IFTTT


Nenhum comentário:
Postar um comentário