A NASA (National Aeronautics and Space Administration) vai tentar revolucionar a aeronáutica nos próximos 10 anos por meio do desenvolvimento das aeronaves do futuro. O avião que está sendo projetado produz menos emissões de poluentes, menos ruído e usa menos combustível que os modelos atuais do mercado.
O ambicioso projeto é chamado “New Horizons Aviation”, e tem como objetivo projetar, construir e operar uma variedade de aeronaves chamadas de “X-planes”. Estas aeronaves experimentais serão um teste de viabilidade para novas tecnologias de voo, desenhos e materiais para serem usados no setor da aviação comercial.
De acordo com os pesquisadores, a agência norte-americana está em pleno potencial destas tecnologias capazes de tornar a aviação mais segura e sem atrasos nos voos. O projeto da NASA visa apoiar uma indústria que é fundamental para a vitalidade econômica dos Estados Unidos e de outras nações do mundo, como o Brasil, por exemplo.
Os X-planes vão utilizar inovações experimentais, como materiais mais leves, motores com melhor propulsão e novos desenhos de asa. Os pesquisadores da NASA estimam que esta tecnologia, quando colocada em serviço, será capaz de promover uma economia de R$ 10 bilhões por ano para a indústria aérea.
Uma versão de um avião híbrido já está sendo desenvolvido por engenheiros da equipe. A NASA também está trabalhando em um veículo supersônico, com baixo consumo de biocombustível. Se o orçamento da agência for aprovado e o trabalho começar imediatamente, o primeiro voo teste poderia acontecer em 2020.
Fonte: Site de Curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário