Na última apresentação de abril, quando lançou o novo iPhone SE, a Apple dedicou um espaço principal ao investimento que está realizando em reciclagem. A empresa mostrou pela primeira vez ao mundo o Liam, um robô projetado para desmontar mais de um milhão de celulares por ano a uma velocidade de 62 segundos por aparelho. Antes se levava manualmente sete minutos, mas Liam conta com uma vantagem em relação a um trabalhador normal: tem 29 braços independentes.
O desenvolvimento desse equipamento é apenas um dos exemplos da importância que os executivos de Cupertino dão à reciclagem e ao meio ambiente. Esse esforço, que se vê no relatório de responsabilidade ambiental de 2016, tem dado frutos: foi recuperada uma tonelada de ouro de iPhones, iPads, iPods e computadores reciclados em 2015. Essa quantidade representa cerca de 40 milhões de dólares (142,7 milhões de reais).
O número é ligeiramente superior ao de 2014 (900 quilos) e se espera que bastante inferior ao que a empresa conseguirá este ano com Liam. A Apple lançou seu programa de reciclagem de celulares há dois anos na Espanha e, em 2013, em países como Estados Unidos e Reino Unido. A partir daquele momento, determinadas lojas da Apple passaram a recolher dispositivos velhos para aproveitar as peças. Em alguns casos, os aparelhos são entregues em troca de um desconto ou um cartão de presente.
Fonte: El País
Nenhum comentário:
Postar um comentário