Estudar para o Enem não é uma tarefa fácil, essa prova exige dedicação e empenho. Sua nota pode definir os rumos da sua vida profissional
Com a elevada quantidade de conteúdo para estudar, geralmente, o candidato fica um pouco perdido para saber por onde deve começar e qual a forma mais eficaz de colocar a matéria em dia. Portanto, confira 10 dicas para fazer uma boa prova do Enem!
1. Conheça bem a estrutura da prova
Esse é o primeiro passo. O Enem tem uma forma muito particular de abordar os conteúdos, e acaba sendo bem diferente dos outros processos seletivos tradicionais. Conhecer o estilo da prova, pode te ajudar a ter um desempenho superior.
2. Organize seu horário e crie rotina
Não lute contra o seu organismo. Se você não é uma pessoa diurna, não adianta fazer o compromisso de estudar todos os dias de manhã. Avalie em qual horário o seu cérebro está mais apto a aprender, e siga uma rotina. Estudar quando estiver muito cansado, não é produtivo. Portanto, crie o hábito de se dedicar quando for o melhor horário para você e crie o um cronograma de estudo.
3. Estude online
Para quem não quer gastar dinheiro com cursinho, a dica é fácil: a internet te proporciona conhecimento a qualquer hora! Milhares de pessoas estão se preparando online para conseguir notas melhores na prova, economizando tempo e dinheiro. As ilustrações, vídeos e animações ajudam no aprendizado.
4. Dar atenção para as edições passadas
As mudanças entre a linha daquilo que vai cair, e o rumo dos estudos, não costumam ser grandes entre um Enem e outro. Portanto, uma boa forma de resolver a prova com facilidade é se basear na edição passada para estudar. Algumas provas anteriores ainda vêm comentadas por professores, e você pode facilmente encontra-las na internet.
5. Fique atento ao Edital
Não adianta estudar de tudo, é arriscado perder o foco. Siga o Edital para economizar tempo.
Crie uma meta de estudos diários, para não ficar disperso, siga seu cronograma separando os conteúdos do Edital em um tempo possível para ser cumprido até a véspera do Enem.
6. Alternar entre teoria e exercícios práticos
Resolver exercícios ajuda a fixar o conteúdo em sua mente. Dedique parte do seu tempo para exercitar a prática de tudo que estudou na teoria.
Lembre-se também de alternar o foco do estudo. Misturar as matérias é mais eficaz do que se concentrar em apenas um assunto por vez.
7. Faça uma simulação para praticar seu tempo
A prova do Enem é bem extensa, portanto, qualquer economia de tempo pode ser preciosa para se dedicar mais às questões que exigem raciocínio e tomam mais tempo para desenvolvê-las. Com alguns simulados do Enem você começa a se familiarizar com o formato da prova e também já treina sua aptidão física. Assim, tem mais chances de se dar bem no Enem.
8. Se atualize com assuntos da atualidade
Uma ótima dica é ficar por dentro de todos os assuntos do momento. O Enem se pauta em todos o conhecimento e habilidade adquiridas pelo aluno durante toda a vida estudantil. E aposta na transdiciplinaridade, principalmente para a redação. Portanto, a saída é ler jornais, revistas, assistir filmes, documentários e se atualizar sobre assuntos polêmicos e em foco.
9. Exercite sua interpretação de texto
A interpretação é fundamental para todas as questões do Enem. Portanto, leia bastante e exercite sua capacidade lógica e de interpretação. Isso pode ser a peça-chave para a aprovação no Enem.
10. Nunca anteceda a prova sem descansar
Todos já sabem que uma boa noite de sono ajuda na concentração e raciocínio. Mas, muitas vezes, a ansiedade e o nervosismo acabam atrapalhando que você descanse na véspera da prova do Enem. Tente ir desligando devagarzinho e relaxando para que seu cérebro vá acostumando com o repouso até o anoitecer, e assim conseguir dormir bem. Deixe os estudos de lado um dia antes do Enem, para não gerar mais ansiedade e dúvidas que podem te prejudicar.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário